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Principais Erros WordPress! Saiba o que fazer quando seu Site WordPress estiver com Problemas.

Principais Erros WordPress! Saiba o que fazer quando seu Site WordPress estiver com Problemas.

Como já trabalho a mais ou menos 10 anos com criação de site e blog usando o WordPress, posso afirmar que já vi muuuitos erros e problemas com relacionados a esta plataforma. Problemas que vão desde o conteúdo do site sumir completamente como sites invadidos por falta de segurança.

E foi com base nessas experiências que fiquei motivado a montar esse artigo, listando os piores erros WordPress e o que se pode fazer para soluciona-los.

Na maioria das vezes, com pequenos ajustes é possível consertar sites WordPress ou pelo menos voltar a deixar ele funcionando como anteriormente.

No melhor dos cenários, é interessante que o administrador do site tenha backups. Mas como bem sabemos, fazer backup não é uma das prioridades (até que o site sofra algum acidente) então vou abordar situações supondo que nenhum backup prévio tenha sido realizado.

Chega de enrolação e vamos logo a lista de problemas.

Ps.: Caso você saiba de algum erro que eu não tenha listado aqui, deixe nos comentário o seu relato para que eu possa tentar te ajudar.

Identificando os Principais problemas no WordPress

Antes de falarmos de problemas específicos, vou lhe ensinar uma estratégia que funciona na maioria dos casos quando o assunto é Erros/Problemas com WordPress.

Esta estratégia te ajudará a identificar a origem de problemas relacionados a temas, plugins e incompatibilidades, que respondem por 80% dos problemas com WordPress.

O primeiro grande passo é tentar supor qual seria o problema. Para isso, você precisará ter um pouco de “sangue frio” e olhar alguns detalhes. O primeiro deles é ver se a página de acesso ao Pained Admin do WordPress está acessível (mesmo que a página principal do seu site apareça toda em branco – como na imagem abaixo):

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Caso você digite o endereço de acesso ao painel admin – “www.endereçodoseusite.com.br/wp-admin – e ele carregue (como na imagem abaixo), então é sinal de que:

  • Seu domínio não venceu – afinal a página de acesso ao painel admin do wordpress encontra-se ativa.
  • Sua hospedagem continua funcionando normalmente – pelo mesmo motivo do item anterior.
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Se a página de login está carregando significa que não é erro com o domínio vencido ou hospedagem fora do ar.

Com base nessas informações, podemos supor que seja alguns destes erros:

  • Plugin com problema (erro na programação ou desatualizado).
  • Tema com problema (erro na programação ou desatualizado).

Caso o problema esteja no tema, o que pode ter acontecido foi que o mesmo pode ter recebido alguma atualização que gerou incompatibilidades entre os plugins ativos.

Antes de tentar fazer alguma coisa, procure se lembrar se você instalou ou desativou algum plugin recentemente. Caso tenha feito isso, tente desativar esse plugin (ou plugins) para ver se o site volta a funcionar corretamente.

Se esta ação não surtir efeito, tente trocar o tema, ativando uma das opções de tema padrão que o WordPress fornece na hora em que você instala seu site pela primeira vez, como o tema Twenty Nineteen.

PS.: Uma vez que você não tenha acesso ao menu PLUGINS ou APARENCE/TEMA para que possa desativar os plugins ou trocar o tema por outro, você terá de tentar fazer essa operação via FTP ou Gerenciador de arquivos presente no painel do cliente da Hospedagem.

Outra saída para encontrar o problema, é tentar instalar o Plugin WordPress “Health Check & Troubleshooting” – isso se o menu Plugins estiver funcionando.

O processo de instalação é super simples: vá em Plugins > Adicionar novo e busque por “Health Check & Troubleshooting”. Instale-o e ative-o.

Você pode até mesmo ativar o tema anterior e manter todos os plugins inativos, para ter a certeza de que o problema não está no tema. Vamos supor que você testou os plugins um por um e descobriu que o site retornava a tela branca ao reativar o plugin Contact Form 7, apenas.

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A boa notícia é que você já sabe qual plugin é a causa do problema. Agora você pode tentar resolver o problema:

  • veja se há atualizações pendentes para o plugin
  • se ele está atualizado e o problema apareceu recentemente, talvez revertê-lo para uma versão mais antiga ajude. Você pode baixar uma versão mais antiga de um plugin que está no diretório do WordPress.org acessando sua página de descrição, clicando em “Panorama avançado” na barra da direita e, ao final da página, escolhendo uma das versões anteriores disponíveis. Você precisará sobrescrever o plugin manualmente, via FTP
  • em último caso, contacte o serviço de hospedagem e peça ajuda para restaurar um backup em um ponto em que o site estava funcional

Resolvida a dificuldade, vá ao menu superior Troubleshooting Mode e desative o modo de diagnóstico. Seja como for, em se tratando de plugins funcionando mal (causa muito frequente de problemas no WordPress), o procedimento é sempre muito parecido:

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Seguindo este passo-a-passo você conseguirá encontrar a causa de 90% dos problemas do WordPress se eles estiverem relacionados a temas ou plugins.

Corrigindo o erro 500 (internal server error ou erro 500) no WordPress

O “internal server error” ou erro interno de servidor é tão comum que a solução precisou ser colocada no topo da lista. Se você está passando por esta agonia agora, calma! A solução está próxima. As causas mais comuns para o erro 500 são:

  • Arquivo .htaccess corrompido, com regras incorretas e/ou conflitantes
  • Problemas no tema
  • Problemas com plugins
  • Problemas com arquivos do core do WordPress
  • Erro de limite de memória do PHP

Como as causas são demasiado amplas, será preciso diagnosticar um pouco mais a fundo. Se você tiver acesso a isso, baixe e abra os logs do servidor para ter algum insight sobre o que pode estar acontecendo.

O modo mais fácil, entretanto, é permitindo que o próprio WordPress crie logs de erro (logs são arquivos de texto que registram o que está acontecendo – acessos, erros, etc.). Para isso, edite o arquivo wp-config.php e encontre o seguinte:

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Altere a linha que começa com “define” para:

define('WP_DEBUG', true);

Salve o arquivo. Feito isso, visite novamente seu site para que os arquivos de log possam registrar algo. A partir de agora, o WordPress irá gerar arquivos “error_log” dentro da instalação, que você pode abrir para analisar e entender o que pode ter acontecido.

Soluções mais comuns para o erro interno de servidor (erro 500)

Vamos começar a resolver isolando as causas mais comuns. A primeira delas é o arquivo .htaccess. Esse arquivo, de nome misterioso, contém configurações usadas por hospedagens que usam Apache como servidor web. Ele é responsável por limitar o acesso indevido aos arquivos, fazer redirecionamentos, implementar regras de cache, fazer com que a estrutura de permalinks do WordPress funcione, etc.

Como você pode perceber, trata-se de um arquivo importante e que pode tornar seu site indisponível se estiver configurado incorretamente.

A boa notícia é que é muito fácil restaurar o arquivo para o estado original. Acesse a instalação do WordPress via sFTP (ou gerenciador de arquivos no navegador) e encontre o arquivo .htaccess, que estará na mesma pasta que outros arquivos importantes do WordPress, como wp-config.php

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Em seguida, renomeie-o para algo diferente, como .htaccess-antigo

Acesse seu site novamente. Se ele carregar como de costume, o problema estava mesmo no .htaccess. Feito isso, faça login no dashboard, vá em Configurações > Links permanentes e salve sem fazer alterações. Isso gerará um novo arquivo .htaccess, sem erros, no diretório do WordPress. Esse passo é importante para que todas as páginas do seu site funcionem corretamente.

Se isso não resolveu, então o problema pode estar no tema ou nos plugins. O melhor modo para diagnosticar é usando o procedimento que descrevemos em detalhes no começo do artigo. Neste caso, já que você não pode ter acesso ao painel, acesse via sFTP ou gerenciador de arquivos para renomear a pasta /plugins e desativar todos os plugins de uma vez.

Como corrigir a tela branca no WordPress

A tela branca é uma dessas experiências realmente frustrantes, porque pode surgir sem motivo aparente e não dá nenhuma pista de suas causas, em um primeiro momento. Para usuários menos técnicos, é um mistério absoluto.

Importante notar, tal como falamos no começo, que seu site não está fora do ar, apesar da aparência. Não é rara a situação em que o site retorna tela branca, mas ainda é possível acessar o painel.

A tela branca é sinal de que algo deu errado: normalmente, uma incompatibilidade de um plugin ou tema, conflito entre um ou mais plugins, ou incompatibilidade entre a versão de algum plugin/tema com a versão instalada do WordPress.

A solução passa pelo método de diagnóstico descrito lá no começo: se você tem acesso ao dashboard, experimente instalar o “Health Check & Troubleshooting” e iniciar o modo de diagnóstico. Assim, você poderá isolar o plugin responsável (ou descobrir que o problema foi o tema).

Se você notou a tela em branco após fazer uma alteração relevante – ativar novo plugin, mudar de tema, atualizar temas e plugins, atualizar o WordPress – comece por aí. Teste o site sem o plugin ou tema em questão para ver se tudo funciona bem.

Se você não tem acesso ao painel de controle, será preciso acessar a instalação por sFTP para poder desativar os plugins em massa e diagnosticar. Você encontrará a pasta de plugins na pasta /wp-content/plugins. Renomeie a pasta para algo como “plugins-antigo” e tente acessar o site e o painel. Se o site abrir, então crie uma pasta “plugins” e mova um plugin por vez para ela, acessando o site a cada vez e vendo se o problema reaparece. Se a tela branca voltar, já sabe: o responsável é o último plugin a ser reabilitado.

Se você descobriu que o problema surgiu após uma atualização de plugin, experimente restaurar uma versão antiga dele. Como mencionado antes, você pode encontrar versões anteriores de plugins que estão no diretório do WordPress.org acessando sua página de descrição, clicando em “Panorama avançado” na barra da direita e, ao final da página, escolhendo uma das versões anteriores disponíveis. Você precisará sobrescrever o plugin manualmente, via sFTP.

Se isso se tornar difícil ou ineficaz, já sabe: vale a pena restaurar um backup até o ponto em que o site estava funcional.

Corrigindo erro WordPress “Error Establishing a Database Connection”

Este erro exibi uma mensagem como esta:

Principais Erros WordPress! Saiba o que fazer quando seu Site WordPress estiver com Problemas.

Esse erro de banco de dados significa que o WordPress está tendo dificuldade em se conectar ao servidor de banco de dados. Na maioria das vezes, isso significa que seu site ultrapassou uma certa quantidade de conexões ao banco de dados devido ao número de visitantes simultâneos, excesso de uso de recursos por plugins mal codificados ou operações muito exigentes em andamento.

Em hospedagens comuns, compartilhadas, esse limite pode ser bem baixo, e um pico de acessos pode causar o erro muito facilmente. Isso pode ser sinal de que está na hora de usar uma estrutura de hospedagem especializada em WordPress para comportar seu crescimento.

O erro ao estabelecer uma conexão com banco de dados pode surgir também se o servidor de banco de dados estiver fora do ar, seja por sobrecarga, seja por um problema técnico. Em todos os casos até aqui, apenas sua hospedagem poderá ajudar a resolver isso, a não ser que você gerencie seu próprio servidor – neste caso, experimente primeiro reiniciar o mysql via terminal e, se isso não resolver, reinicie o servidor todo.

Uma outra causa possível para o erro de banco de dados é a configuração incorreta do arquivo wp-config.php, que armazena os dados de conexão ao banco de dados (servidor, nome do banco de dados, usuário, senha). Como esse arquivo não se “desconfigura” sozinho, é muito provável que você tenha feito alguma operação grande, como uma migração manual entre servidores, e tenha se esquecido de atualizar os dados de conexão no wp-config.php. Mesmo que o nome do banco, usuário e senha se mantenham, às vezes o servidor de banco de dados que sua nova hospedagem usa não é o padrão ‘localhost’, e portanto as configurações precisam ser atualizadas com o hostname ou IP correto do servidor do banco de dados para que tudo funcione corretamente.

Nesse mesmo caminho, o erro de banco de dados acontece quando você criou o banco de dados e o usuário dele, mas não atribuiu o usuário ao banco ou não deu ao usuário os privilégios suficientes para ler e escrever.

Corrigindo erro de limite de memória excedida no WordPress “allowed memory size of x exhausted”

Geralmente este problema aparece de

  • 2 maneira: uma mensagem parecida com a reproduzida abaixo
  • ou simplesmente por uma tela branca:

Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted (tried to allocate 2348617 bytes) in /home/usuario/public/meusite/wp-includes/problema.php on line 123

Esse erro acontece porque o limite de memória para processos PHP (a linguagem de programação usada pelo WordPress) foi excedido por qualquer motivo. Pode ser que seu site esteja recebendo um pico de visitantes, ou pode ser que o plugin que causou o erro tenha sido mal desenvolvido.

O limite padrão de memória do WordPress é de 40Mb. Entretanto, a plataforma tenta aumentar esse limite automaticamente para 64Mb se preciso, o que ainda é pouco. Para minimizar esse tipo de erro, você precisará aumentar manualmente o limite de memória.

Para isso, acesse o sFTP e edite o arquivo wp-config.php, adicionando como primeira linha o seguinte:

define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '256M' );

Salve e tente carregar a página problemática novamente. Isso deve resolver o erro.

Note, entretanto, que hospedagens comuns (compartilhadas) limitam bastante o limite de memória que seu site pode usar. Mesmo que você altere o limite no wp-config.php, a hospedagem pode limitar isso diretamente nas configurações do servidor. Há casos em que o limite de memória é de apenas 8Mb, o que é impensável (mas proporcional ao preço cobrado, digamos).

Se você notar que o erro persiste mesmo quando o site é pouco visitado, é sinal que você precisa considerar uma hospedagem mais robusta para o seu projeto, que tenha limites mais generosos de memória e que cuide desses erros por você.

Como corrigir erro 404 nos posts no WordPress

O erro 404 (página não encontrada) acontece geralmente quando você tenta acessar um post ou página específico. A página inicial e o painel de controle geralmente continuam funcionando normalmente.

Se este é o seu caso, o problema está na configuração dos permalinks (links permanentes, a regra responsável pelas URLs “bonitas” dentro do site).

A solução é muito simples: no painel de controle, vá ao menu Configurações > Links permanentes e, sem fazer nenhuma modificação, clique no botão azul ‘Salvar alterações’. Pronto, isso resolve na maioria dos casos!

Se mesmo assim não funcionar, acesse o site via sFTP, procure pelo arquivo .htaccess na raiz e apague-o. Feito isso, repita os passos acima para gerar um novo .htaccess com as regras de permalinks corretas.

O que fazer quando o WordPress está em modo de manutenção (momentaneamente indisponível para manutenção programada)

Você já passou pela experiência de atualizar o WordPress, temas ou plugins e ter a impressão de que o processo ficou “congelado”? E, pior, mesmo depois de algum tempo, ao acessar o site, ainda vê a mensagem de “momentaneamente indisponível para manutenção programada” ou “briefly unavailable for scheduled maintenance”?

Verdade que esse erro tem sido menos frequente com as versões mais recentes do WordPress, mas ainda acontece e irrita muito.

A causa é muito simples: quando iniciamos uma atualização, o WordPress cria um arquivo chamado .maintenance na raiz da instalação. Esse arquivo instrui o WordPress a exibir a mensagem de manutenção programada, que é uma forma de evitar que o site seja visitado enquanto a atualização acontece e que dados sejam alterados durante o processo. Muito esperto… mas, às vezes, quando a atualização falha em terminar corretamente por qualquer motivo, o WordPress se “esquece” de apagar o .maintenance e a mensagem de manutenção fica ali indefinidamente.

Descrita a causa, vamos à solução, que é simples: basta apagar o referido .maintenance, via sFTP ou gerenciador de arquivos, e tudo volta ao normal. Simples, não? Ao menos um dos problemas tinha que ter solução simples e rápida 🙂

Os 9 Erros WordPress Mais Comuns!

Erro 1 – Sem dados de acesso e e-mail de recuperação

Sem acesso a usuário e senha do WordPress, solicitou recuperação de senha mas não recebeu o e-mail:

  • Acesse seu FTP e procure pelo arquivo function.php do seu tema;
  • Baixe e abra o arquivo e adicione o código abaixo, logo após a primeira abertura <?php:
wp_set_password (' SuaNovaSenha ', 1 );

Erro 2 – O Painel Admin do WordPress não exibe corretamente

Primeiramente tente limpar os cookies, tanto do firewall quanto o cache do navegador em que estiver navegando.

Caso isso não funcione, tente realizar a ação que propus anteriormente- verificar se algum plugin foi instalado recentemente e tente desativa-lo, para ver se o problema some.

Erro 3 – Cannot Modify Header Information

Esse erro é mais específico e exigirá conhecimentos/habilidades de programador.

  • Retire espaços, linhas e itens desnecessários dentro do arquivo wp-config.php
  • faça download deste arquivo pelo FTP ou gerenciador de arquivos e abra-o em seu computador;
  • Retire todos os espaços em branco antes do <?php e certifique-se que o código começa a partir deste parâmetro, na primeira linha;
  • Remova todos os espaços em branco depois do ?>

Erros que acontecem em Páginas

Erro 4 – Esta página da web tem um loop de redirecionamento

No painel de administração do wordpress, acesse o menu Configurações > Geral e corrija as URLs dos itens para o endereço correto de seu site:

  • Endereço do WordPress (URL)
  • Endereço do site (URL)

Erro 5 – Página totalmente em Branco

A primeira solução seria forçar o wordpress a apresentar o tema padrão através da alteração do nome da pasta que guarda este tema:

  • Acesse a pasta de temas em seu FTP;
  • Renomeie a pasta do tema atual para qualquer outro nome;
  • Tente logar novamente em seu wordpress/wp-admin;
  • Verifique se o tema escolhido é compatível com a versão do seu WordPress e se existem códigos em seu tema que não podem ser executados nesta versão.

Segunda solução: alterar a pasta de plugins

  • Acesse o diretório wp-contents via FTP e renomeie a pasta plugins para, por ex., plugins-temp;
  • Crie uma nova pasta chamada plugins dentro de wp-contents e tente acessar novamente o /wp-admin;
  • Mova o plugin da pasta antiga plugins-temp para plugin e ative-os um a um;
  • Verifique se seus plugins são realmente compatíveis com a versão do WordPress.

Erro 6 – Você não está autorizado a exibir esta página (Erro 403)

É apresentado o erro após informar usuário e senha de acesso ao wordpress/wp-admin. Ative o index.php em sua hospedagem Linux.

  • Insira a linha abaixo no arquivo .htaccess:
DirectoryIndex index.php index.html home.php

Lembrando que a ordem da abertura do index é exatamente como descrito no htaccess, ou seja, no exemplo acima, caso exista um index.html e um index.php na pasta raiz, será exibido o index.php primeiro na lista.

Erro 7 – Fatal Error

Este erro aparece com a seguinte mensagem “Fatal Error Undefined Function Is_network_admin()” quando você está na tela do painel admin do WordPress após atualizar a versão.

  • Baixe a versão mais recente do WordPress em WordPress.org;
  • Faça o backup de seu WordPress e renomeie os diretórios wp-includes e wp-admin para wp-includes.bak e wp-admin.bak;
  • Faça o upload dos wp-includes e diretórios wo-admin da pasta descompactada para o seu host via FTP;
  • Faça o upload dos arquivos do novo wp-content para a pasta wp-content já existente. Substitua os arquivos existentes;
  • Faça upload do restante dos arquivos do diretório raizpara o diretório raiz do WordPress existente;
  • Remova o arquivo .Maintenance de seu diretório WordPress via FTP;
  • Acesse a administração do WordPress e siga as instruções na tela.

Erros na hora de fazer Login

Erro 8 – Erro 404 na tela de login do WordPress

Ao acessar a página de administração do wordpress é exibido o erro 404 – Not found.

  • Acesse o phpmyadmin e procure pelo banco de dados WordPress;
  • Vá em wp_options e clique em Browse;
  • Pesquise pelo campo siteurl em option_name;
  • Edite e altere a URL no campo option_value e clique em Go.

Solução 2

  • Localize em seu FTP o diretório wp-admin e clique com o botão direito do mouse;
  • Selecione Atributos do arquivo ou permissões da pasta;
  • Atualize o valor para 755 e verifique o recurso para aplicar em subdiretórios;
  • Clique em OK e repita do passo 1 para o passo 4 em /wp-content e wp-includes;
  • Abra o seu navegador e tente fazer o login para WordPress administração. Pressione Ctrl + F5 para limpar cache.

Erro 9 – Mensagem de manutenção permanece após atualização automática

Um arquivo chamado .maintenance é inserido no WordPress durante uma atualização automática para notificar os visitantes que o site está no meio de uma pequena manutenção. Se uma atualização falhar ou for corrompida, o arquivo permanecerá na pasta WordPress e não será excluído.

  • Acesse o diretório raiz blog via FTP;
  • Localize o arquivo .Maitenance;
  • Remova o arquivo .Maitenance do diretório raiz do blog. Depois de resolver esse problema, você pode querer tentar executar a atualização automática do WordPress novamente.

Fonte Original:
https://www.bloglite.net/como-resolver-quase-qualquer-problema-no-wordpress-o-guia-definitivo/
https://ajuda.locaweb.com.br/wiki/erros-comuns-no-wordpress/

Sobre o autor:

Fred Bueno

Fred Bueno

Fred Bueno é especialista em Criação de Sites em WordPress. Há 8 anos escreve Tutoriais WordPress e também é idealizador do projeto "Empreendedor Digital WordPress".

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