fbpx

O que é WordPress? Saiba tudo que é preciso para criar seu Site usando o gerenciador de conteúdo mais popular da internet.

Conheça o WordPress! Saiba tudo que é preciso para criar o seu novo site usando o gerenciador de conteúdo mais popular da internet

O que esperar deste artigo?

Neste artigo você saberá o que é WordPress, o gerenciador de conteúdo que vai lhe ajudar na construção do seu site e na divulgação do seu negócio no mundo digital.

Conheça as vantagens de se usar essa ferramenta e os detalhes técnicos necessários para sua implementação.

Ao final, você terá informações relevantes para julgar se o WordPress é a melhor saída para o lançamento do seu empreendimento digital ou não.

O que é o WordPress?

Mas afinal, o que é o WordPress???

Certamente se você nos últimos dias navegou na internet em busca de soluções econômicas e de alta performance para criar seu site, então deve ter ouvido falar do WordPress.

WordPress é um cms (content manager system) ou como é conhecido em português, um gerenciador de conteúdo.

Ele é uma ferramenta extremamente eficiente e prática, capaz de realizar em poucos horas a tarefa de criar um site ou blog na internet.

O WordPress foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação PHP, e usa como sistema de armazenamento, o banco de dados conhecido como MySQL.

Assim é possível criar um site com inúmeras funções e armazenar conteúdos, para que os mesmos possam ser publicados, editados sem nenhum problema na internet.

Agora, se você é novo “nesse negócio de internet” e não está conseguindo entender nada do que foi citado nos parágrafos anteriores, não se preocupe pois vou lhe explicar agora tim-tim por tim-tim.

Na internet existem os sites estáticos e os sites dinâmicos.

Os sites estáticos, são desenvolvidos sem nenhuma linguagem de programação, utilizando apenas códigos de marcação, conhecidos como códigos HTML. Juntamente com os códigos HTML, também são utilizados os códigos de estilização ou folhas de estilo, mais conhecidas como CSS (…).

Os sites estáticos tem como característica principal a impossibilidade de armazenar informações para que posteriormente, estas mesmas informações, possam ser editadas e republicadas no futuro.

Em resumo, o site estático, depois de pronto, não pode ser editado com facilidade, ao menos que você seja um programador ou um Web designer.

Diferentemente dos sites estáticos, os sites dinâmicos, possuem como característica principal essa funcionalidade, a de armazenar informações para que posteriormente as mesmas possam ser publicadas, editadas e republicadas novamente.

Assim, nos dias de hoje, onde precisamos ter praticidade e eficiência, depender de tantos outros profissionais para realizar a simples tarefa de atualizar ou publicar um novo conteúdo dentro do nosso site, não pode ser algo tão travado, demorado e complexo.

É aí que entra o WordPress.

Como sendo um gerenciador de conteúdo, ele é capaz de fornecer aos seus usuários, uma interface amigável onde é possível criar um site, publicar conteúdos e divulgá-los na internet.

Utilizando o PHP como linguagem de programação e o MySQL como banco de dados, o WordPress é capaz de realizar várias tarefas, tais como:

  • Enviar formulários de contato
  • Criar ilimitadas páginas dentro do seu site ou blog
  • Criar e editar infinitas vezes o mesmo texto
  • permitir a administração do site somente à usuários cadastrados.
  • E muitas outras ações.

Mas aí, caso esteja se perguntando: se o WordPress é capaz de realizar tantas tarefas, ele no mínimo deve ser muito complexo de se manusear!

E a boa notícia vem agora, ELE É MUITO FÁCIL DE APRENDER.

Isso mesmo, sua curva de aprendizagem é muito curta no que se refere às funcionalidades básicas e intermediárias.

Mesmo sabendo somente o básico você já será capaz de criar e publicar um site na internet.

O WordPress foi feito para quem?

Mesmo sem conhecimentos avançados de programação e de internet,  mas com a orientação certa, qualquer um é capaz de começar a utilizar o WordPress.

Ele foi desenvolvido para quem deseja facilidade, praticidade e eficiência no que se refere a publicação de conteúdos na internet.

Graças ao seu editor admin, que ao longo dos anos foi sendo aprimorado, o WordPress conquistou uma base de usuários (e porque não dizer fãs) muito grande ao redor do mundo.

Atualmente o WordPress é o maior e mais utilizado CMS de toda WEB, ficando muito na frente de seus concorrentes. Veja na imagem abaixo o comparativo.

O que é WordPress? Saiba tudo que é preciso para criar seu Site usando o gerenciador de conteúdo mais popular da internet.

Este diagrama mostra a porcentagem de sites usando diferentes sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Para que você possa entender melhor este gráfico, vou lhe explicar resumidamente o que significa cada informação:

44,6% dos sites publicados atualmente na internet, não utilizam nenhum sistemas de gerenciamento de conteúdo conhecido. Trata-se de sites comuns, desenvolvidos por empresas ou  profissionais autônomos para projetos específicos para cada cliente.

Já o WordPress é usado por 33,5% de todos os sites publicados na internet. Ou seja, ⅓ de todos o sites online usam o WordPress.

E não para por aí, o WordPress está instalado em 60,4% dos sites que utilizam algum tipo de Gerenciador de Conteúdo conhecido e distribuído (gratuitamente ou não ) na internet.

Fonte: https://w3techs.com/technologies/overview/content_management/all

Como funciona o WordPress?

Para se ter um Site rodando  WordPress, primeiramente é preciso ter uma hospedagem que trabalhe com a linguagem de programação PHP e que seja conectada a um banco de dados MySQL.

Com estas características técnicas presentes, é possível desenvolver um site e nele instalar o WordPress. Assim você será capaz de administrar seu site e gerenciá-lo com muita praticidade e eficiência.

Lembrando que, é possível ter um site funcionando somente com a linguagem de marcação HTML, a linguagem de programação PHP, sendo esta última conectada a um Banco de dados MySQL.

Por tanto, o WordPress também pode ser considerado como uma extensão de código a ser instalada posteriormente à estes detalhes técnicos.

O WordPress é 100% Gratuito?

O WordPress é 100% gratuito quando utilizado de modo particular, ou seja, quando instalado e configurado em uma hospedagem particular.

No entanto, também existe a opção de utilizar o WordPress em plataforma online (através do endereço https://wordpress.com/) sendo está uma opção paga.

Na opção paga, você não precisa se preocupar com os detalhes técnicos dos quais citamos anteriormente, pois esta plataforma online já está toda configurada e preparada para receber seus conteúdos.

Assim, para aquelas pessoas que desejam agilidade e comodidade sem se preocupar com custos extras mensais, utilizar a plataforma do https://wordpress.com/ pode ser uma excelente alternativa.

Saiba como o WordPress pode te ajudar.

Como você pode ter notado, o WordPress é uma ferramenta muito popular e presente em toda a internet.

Mas o que pode não ter ficado claro, é em relação as suas funcionalidades e como elas pode te ajudar a ter uma presença forte no mundo digital.

Presença Profissional e de baixo custo na internet

Para quem busca divulgar uma empresa ou comercializar um produto, a internet é um local impossível de se ignorar. E pensando assim, ter um site eficiente faz toda diferença.

Mas nem sempre eficiente é sinônimo de caro e complexo. Justamente porque o propósito do WordPress é de ser capaz de oferecer esse suporte para qualquer tipo de site.

Seu painel administrativo fornece opções que vão desde a publicação de conteúdos até o gerenciamento de usuários e envio de formulários de contato.

Assim, ter um negócio eficiente e rentável no mundo digital, deixa de ser um privilégio usado somente por grandes empresas.

Suporte a diversificadas opções de Negócios

Seja uma empresa pequena, média, grande, prestador de serviço ou uma loja virtual… não importa! Se está na internet, saiba que o WordPress pode ajudar.

Com base na sua extensa variedade de funcionalidades (que vai de sites institucionais básicos até complexas lojas virtuais) e na comunidade mundialmente ativa, o WordPress se torna uma opção extremamente viável, permitindo a vários negócios, expandirem suas atividade mundo a fora.

Em caso de dúvidas, peça ajuda!

Outra vantagem de se usar o WordPress, está justamente no fato de ter uma comunidade mundialmente ativa, sempre disposta a ajudar na sua evolução.

Pode-se dizer que o sucesso que o WordPress tem é devido a sua evolução, baseada no enorme feedback que seus usuários forneceram e ainda fornecem.

Sendo assim, sempre que surge uma dúvida, tenha a certeza de que alguém já teve o mesmo problema ou passou por algo parecido. Assim, depois de alguns minutos de procura no Google, você poderá enxergar a solução do seu problema. Isso inclui pedir dicas e orientações para melhor desempenho do seu projeto.

As 4 principais vantagens do WordPress.

Possibilidade de Customização

O WordPress é baseado na utilização de Temas e Plugins, estes que são extensões de código responsáveis por adicionar funcionalidades extras, que vão desde a customização do layout do site até ao gerenciamento completo de uma loja virtual.

Os Temas e Plugins são componentes externos, que podem ser adicionados posteriormente ao seu site.

Existem plugins de diversos tipo e finalidades, como por exemplo:

  • Plugins para segurança
  • Plugins para envio de formulários
  • Plugins para Área restrita
  • Plugins para compartilhamento em redes sociasi
  • e a lista não acaba…

No caso dos temas (ou templates como também podem ser chamados) WordPress, é possivel mudar totalemten o visual do site com base em poucos cliques. Não entendeu? Então vou ser mais específico…

Os temas são extensões de código instaladas no WordPress capaz de adicionar um visual ao seu site.

Um tema permite que seu site tenha cores, sessões e funcionalidades específicas. E caso o mesmo não lhe agrade, basta trocar de tema, instalando um novo tema dentro do painel do WordPress, simples assim.

Ou seja, caso seu site se encontre com um visual desatualizado ou que não condiz mais com a identidade visual da sua empresa, basta trocar o tema. Assim o visual mudará completamente, mantendo todo o conteúdo publicado (textos e imagens) intacto.

Assim, você não precisa se preocupar na hora de atualizar o visual do seu site, pensando em ter que refazer todo o projeto do zero.

Integrações

Por ser uma ferramenta muito popular, o WordPress despertou o interesse de várias empresas de tecnologia espalhadas pelo mundo a fora, fazendo com que elas criem soluções compatíveis para se integrarem a ele.

Não é incomum ver que grandes empresas, tais como o Google e o Facebook, se importando em criar ferramentas para os administradores de sites WordPress.

Curva de aprendizagem

Como foi dito neste artigo, o WordPress não é um bicho de7 cabeças. Muito pelo contrário, sua documentação está espalhada por toda web.

Assim, fica muito fácil aprender e começar a usar imediatamente a ferramenta.

Não podemos esquecer também que, o WordPress sempre trabalha para facilitar a vida de seus usuários.

Então a tendência é de que, sempre que sai uma nova atualização, novas funcionalidades sejam liberadas afim de proporcionar mais comodidade e desempenho a todos os interessados.

Tecnologia Open Source

O termo Open Source é destinado a projetos (em termos gerais – softwares ) que são desenvolvidos gratuitamente. Isso significa que o WordPress é totalmente gratuito.

Portanto ele pode ser instalado e utilizado em projetos, tanto comerciais quanto pessoais sob as leis estabelecidas sob a licença GPL. Não há quaisquer restrições particulares impostas sobre a utilização desta tecnologia. Isso é totalmente diferente de ter que pagar uma taxa anual para uma empresa para desenvolver e manter o um site.

Cuidados que é preciso tomar quando se cria um site em WordPress.

Atualizações

Periodicamente, tanto o WordPress quanto seus plugins e temas, recebem atualizações. É preciso ficar atento a todas atualizações que são liberadas pois, a cada nova atualização, muitas mudanças são implementadas, sejam elas para aumentar a segurança do sistema (evitando vulnerabilidades) ou até mesmo melhorando a performance do componente que esta sendo atualizado.

Então é recomendado que, pelo menos 1 vez por semana, seja verificado se há atualizações a serem realizadas.

Caso deseje mais conveniência, também é possível colocar essas atualizações no automático, evitando assim que alguma seja negligenciada.

Segurança

Por ser o CMS popular da internet, o WordPress acaba sendo alvo de todo tipo de tentativas de ataques.

Com isso em mente, é altamente recomendado seguir todas as normas de segurança para que nada de ruim aconteça ao seu site.

Abaixo segue uma lista com as principais ações que você pode realizar (ou evitar) para que seu site não corra riscos:

  • Evite usar o nome “admin” como informação de usuário/login de acesso ao painel do WordPress.
  • Procure utilizar senha fortes, contendo números, letras (maiúsculas e minúsculas) fora de ordem, caracteres especiais e senhas com mais de 6 dígitos.
  • Mantenha seu WordPress sempre atualizado, assim como seus plugins e temas.
  • Edite deixar temas ou plugins desativados. Exclua os componentes que não estão sendo usados.
  • Faça Backups constantes e guarde os arquivos em locais seguros.
  • Não compartilhe suas senhas.
  • Não dê acesso de nível administrador para qualquer pessoa.
  • Instale plugins de segurança em seu site ou Blog.
  • Coloque o arquivo “wp-config.php” em um diretório separado, em um nível acima do seu local de origem.
  • Modifique os níveis de permissão de cada diretório dentro da hospedagem, restringindo mais seus níveis de permissões.
  • Bloqueie a opção padrão de edição de arquivos via painel admin.

Manuseio Correto da Ferramenta

Como o WordPress é uma ferramenta que constantemente recebe atualizações, recomendo que sempre busque ficar informado sobre suas funcionalidades, principalmente logo após cada atualização.

Caso não entenda nada sobre o WordPress, busque informações e tutoriais a respeito, assim poderá usufruir de todo potencial que ele tem para oferecer, sem correr riscos.

Conclusão

Podemos entender que se buscamos alta performance, a um preço justo na hora de desenvolver um projeto digital, o WordPress é a melhor opção.

Sua gama de funcionalidades, opções e extensões, desenvolvidas especificamente para ele, o torna uma das ferramentas mais importantes e eficaz na hora de criar seu site ou blog.

Como toda ferramenta, é preciso investir tempo para aprender a manusear e cuidados para tirar o máximo de proveito, mas no final, tenha a certeza de que, todo o tempo e trabalho investido lhe trará bons frutos.

E caso busque mais informações sobre o WordPress, fique atendo aos nossos posts publicados. Aqui, você aprenderá tudo sobre essa ferramenta.

Ficou com alguma dúvida? Coloque sua pergunta nos comentários abaixo.

Sobre o autor:

Fred Bueno

Fred Bueno

Fred Bueno é especialista em Criação de Sites em WordPress. Há 8 anos escreve Tutoriais WordPress e também é idealizador do projeto "Empreendedor Digital WordPress".

Gostaria de ler mais conteúdos como este?

Faça como muitos Empreendedores Digitais e cadastre-se em nossa Lista Exclusiva para receber Tutorias, Dicas e Materiais Ricos sobre WordPress, Freelancer e Empreendedorismo Digital. Não perca essa oportunidade e saia na frente.

Não se preocupe, não fazemos SPAM ;)

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados

Freelancer, essa é pra vc 👇!

Conheça o Kit de Materiais que vai Aumentar a qualidade dos seus trabalhos e reduzir seu tempo de Criação pela metade.

Quer saber como Criar Sites e Blogs com WordPress?

Clique no botão abaixo e comece a aprender sobre Criação de Sites e Blogs WordPress, do Básico ao Avançado.

Últimas do Blog!

Patrocinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar no Site.

Use o campo abaixo para informar o que deseja buscar no site, seja um artigo, um vídeo ou qualquer outra coisa.

E-book + bônus Gratuito

Descubra as 10 maiores Vantagens de usar o WordPress para Criar seu novo Site!