fbpx

Freelancer – 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.

Freelancer – 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.

Quem é freelancer deve ter em mente uma coisa, sua imagem está sempre exposta e em jogo, portanto causar uma boa primeira impressão é fundamental, mas isso não é uma tarefa fácil, dá trabalho e exige muita atenção. 

Querendo ou não, as pessoas julgam e são julgadas a todo momento. E não adianta, é quase que inevitável não fazer uma rápida avaliação de alguém que se acaba de conhecer.

Ao julgar outra pessoa, o indivíduo verifica se o outro é aceitável ou não aos seus padrões, a partir de gestos comportamentais, vestuário, etiqueta, detalhes estes que são colocados na balança a cada novo encontro. 

E para piorar a situação, cada pessoa tem seus próprios parâmetros de avaliação.

Se o dia-a-dia já transforma a todos em objetos de observação crítica, quando pensamos em vender a nossa própria imagem profissional, tudo se torna ainda mais complexo. 

O cliente nos avalia de acordo com nossa imagem apresentada.

Por isso, é de suma importância, para encantar cada cliente, passar uma imagem adequada, fazendo uso da melhor imagem possível nas diferentes situações e oportunidades que tivermos.

O bom marketing pessoal requer atitudes simples para conseguir vender mais a partir de uma imagem positiva individual.

Para ajudar você Freelancer, a conquistar mais clientes através de um excelente marketing pessoal, separei algumas dicas valiosas para auxiliá-lo no processo de encantar seus clientes através da sua imagem. 

Apresento algumas dicas, que apesar de básicas e simples, são poderosas quando utilizadas adequadamente, de acordo com a necessidade e a possibilidade de cada um. 

Eu e você sabemos que a profissão de freelancer é instável e requer muita dedicação para se manter ativo na área e o sucesso vem dos detalhes. 

Não podemos mudar o preço dos nossos concorrentes ou nos responsabilizar pelo humor de nossos clientes, mas somos capazes de impor a diferença através de nossa imagem, passando uma confiança inigualável que se transportará para todo o atendimento.

Leia também saiba o que é preciso para ser um Freelancer de Sucesso em 2020.

Dica 1 – Crie uma super primeira impressão.

Para um Freelancer, cuidar muito bem do seu visual é importantíssimo.

Ao se apresentar para um cliente, uma primeira impressão positiva conta muito e garante pontos para o fechamento do negócio.

Freelancer - 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.
Seja educado, simpático, solicito e vista-se bem sempre.

Apresentar-se de forma desleixada, por outro lado, pode prejudicar sua imagem de Freelancer e comprometer a venda, porque você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. 

Vestir-se elegantemente e portar-se adequadamente ajuda a garantir um bom início de relacionamento com o cliente.

Porém, é importante não perdermos de vista a imagem, pois ela representa apenas uma pequena parcela dentro de todo o mecanismo de venda.

O cliente não busca simplesmente um rosto bonito ou um sorriso estampado. 

Ele busca alguém que passe confiabilidade e capacidade para solucionar, de modo prático e objetivo seus problemas, além de atender às suas necessidades.

Dica 2 – Faça o melhor do básico no seu visual.

Vestir-se bem é essencial, mas não perca de foco que as suas roupas devem ser coerentes ao seu tipo serviço. 

Você é o que você usa e o seu vestuário precisa estar conectado ao seu ramo de atuação.

Esqueça o esteriótipo de que Freelancer só veste camisetas desbotadas, calça jeans velha e tênis All-Star.

Pense sempre em vestir-se de acordo para cada ocasião.

Dica 3 – A boa aparência encontra-se nas minúcias. 

Se você é homem e usa barba, por exemplo, deve estar bem feita e uniforme, pois quando está por fazer dá uma aparência de desmazelo. 

Atentar-se ao calçado também é fundamental. Deixe seus calçados surrados para usar em casa. 

Quanto ao vestuário feminino, evite o pensamento de segundas intenções. 

Ambientes profissionais pedem roupas sóbrias, sem decotes acentuados e saias curtas e, de preferência, em tons pastéis. 

Por fim, homens e mulheres precisam ficar atentos em relação aos perfumes. 

Dê preferência a fragrâncias suaves, que não impregnam todo o ambiente. 

Perfumes mais fortes são recomendados apenas para épocas frias, quando não existe o risco de se suar muito, inibindo uma propagação maior de aromas. 

Ainda lembrando que cheiros são grandes ativadores de memória, fragrâncias suaves podem evitar que algum cliente associe o seu perfume a alguma experiência negativa.

O seu maior patrimônio é sua saúde. Não existe bem mais precioso do que a saúde. E não existe um ser humano motivado ou entusiasmado quando ela está debilitada, fragilizada. 

Portanto, preservar este rico patrimônio é preservar a essência de uma vida mais prazerosa e abundante. 

O alicerce para o melhor da vida deve ser prioridade sempre para que sejamos capazes de namorar, passear, viajar, praticar algum esporte, estudar, caminhar, trabalhar, tudo com muita qualidade.

Ter uma boa saúde é sinônimo de força, disposição, de energia adicional para a realização de suas atividades, além de ser indispensável para um bom cartão de visitas.

Dica 4 – Cuide bem de você, cuide bem de sua saúde.

Essa é simples e direta para você que quer ser um Freelancer bem sucedido – Pratique exercícios regularmente! 

A atividade física proporciona vários benefícios à saúde que vão desde uma maior disposição para enfrentar o dia-a-dia até evitar futuros problemas cardíacos e musculares. 

Freelancer - 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.
Tente se manter em forma para não prejudicar seu dia-a-dia de trabalho.

Nosso corpo foi criado para estar em constante trabalho físico, o que faz do sedentarismo um forte aliado para uma saúde debilitada, ou seja, alvo fácil para várias doenças.

Fazendo uma analogia exemplificativa, o sedentarismo seria o equivalente a um carro estacionado na garagem, sem qualquer uso, por dois meses. 

O que aconteceria a esse carro? 

A não utilização do veículo levaria o mesmo a ficar com pneus murchos, impossibilitando a sua locomoção mínima, com a bateria descarregada, incapacitando a partida, além também de não haver lubrificação constante nas engrenagens, danificando muitas peças. 

Não cometa esse erro com seu corpo. Movimente-se.

Dica 5 – Alimente-se bem.

Alimentar-se adequadamente não requer altos investimentos, pois a alimentação correta é simples e depende de atitudes básicas. 

Freelancer - 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.
Coma bem para se sentir disposto(a) e com as energias renovadas.

Para um funcionamento satisfatório do metabolismo, recomenda-se ao ser humano que ele realize várias refeições leves em curtos espaços de tempo. 

Para que sua energia seja renovada constantemente, procure realizar seis refeições por dia, com intervalos de três horas, aproximadamente.

Comer regularmente e ter uma alimentação balanceada ajudam a proporcionar uma vida mais saudável, além de aumentar sua resistência a doenças, proporcionando mais disposição para suas atividades diárias.

Crie essa nova rotina, dispensando possíveis desculpas como falta de tempo, ou mesmo disposição alimentar. Leve consigo sempre uma fruta, um iogurte ou qualquer “lanchinho” para se adaptar aos novos horários de comer, sem prejudicar a sua rotina de trabalho.

Dica 6 – Durma bem e o necessário.

Dormir bem é essencial para uma vida plena, uma vez que é através do sono que repomos todas as energias que dispensamos ao longo do dia. 

Freelancer - 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.
Não diminua seu tempo de sono para trabalhar. Isso é um risco enorme para a saúde.

Além de relaxar, o sono proporciona a reposição e a distribuição de enzimas adquiridas no processo de alimentação pelo nosso organismo, substâncias que serão fundamentais para um bom desempenho corpóreo no dia seguinte.

Em contrapartida, dormir pouco causa vários malefícios ao indivíduo, como fadiga muscular, acentuada falta de concentração, aparência cansada, pouca disposição para afazeres corriqueiros. 

Devido ao cansaço e à falta de atenção, criamos maior disponibilidade para acidentes, assim como o sono também pode gerar distúrbios em nosso humor, aumentando a irritabilidade ou tornando-nos mais apáticos.

Acredite, no mundo atual, o consumo da paciência, o estresse e a irritabilidade causados pelo sono são os sintomas mais prejudiciais a um freelancer.

Para agüentar um dia repleto de atividades e trabalho, recomendo que você consiga criar uma boa rotina de sono, buscando, antes de tudo, o seu período ideal de relaxamento. 

Esse tempo de descanso pode ir de seis a oito horas e varia entre as pessoas. 

O importante é encontrar o seu sono ideal e aproveitá-lo, pois dormir bem é indispensável para o melhor rendimento físico.

Durma bem, viva bem!

Dica 7 – Evite ser um contador de histórias.

Você deve ter algum amigo ou conhecer alguém que sabe de tudo e já fez de tudo. 

Freelancer - 10 dicas de como fazer seu Marketing Pessoal.

Suas histórias são sempre simples e sem graça se comparadas às dele e, em uma reunião ou festa, ele sempre tem de todos os episódios de sua vida com causos muito mais elaborados sobre a rotina dele, que poderia ser comparada às aventuras do Indiana Jones. 

Ao final, analisando friamente, são as mesmas histórias, mas com personagens e cenários diferentes e com um acréscimo de exageros.

Seja sábio ao fazer propaganda de você mesmo.

Fale apenas quando lhe perguntarem, evitando, assim, uma imagem arrogante de alguém que só conta vantagem. 

Evite comentar suas inúmeras conquistas e feitos realizados e não queira ser o centro das atenções. 

Seja o mais discreto possível, porque quanto mais sensato e honesto você for, mais será notado.

Dica 8 – Seja Confiante.

Acreditar em seus talentos, em suas qualidades e se dar o devido valor são, antes de qualquer coisa, deveres seus, e não das pessoas que o cercam. 

Portanto, acabe com qualquer negativismo contra a sua própria imagem e imagine ótimas possibilidades para você. 

Crer na sua capacidade, independentemente de qualquer sentimento exterior, deixará você mais forte para conquistar seus objetivos. 

Confie em si mesmo para ir além, pois você é precisa saber que é merecedor de uma vida digna, próspera e feliz. 

Todos nós nascemos dotados com o mesmo potencial para realizar o que quisermos em nossas vidas. 

A única diferença é que  algumas pessoas não possuem essa consciência. Tenha certeza de que você é um vencedor.

Dica 9 – Faça propaganda, divulgue sua marca.

O produto mais vendido no mundo é sempre o mais oferecido. É evidente que se você é Freelancer, precisa aparecer, pois você é sua marca.

Lembre-se de que já estabelecemos que a imagem vale ouro, principalmente quando você é um freelancer desconhecido, já que está muito mais exposto ao julgamento das pessoas que, como já dito, acontece pelo superficial: nossa roupa, sapatos, cabelo, nosso carro, enfim, a imagem que você passa para as pessoas é a que fica.

Dica 10 – Fazer propaganda exige um bom cartão de visitas e um Site.

Com todas as informações já decorridas em vista, está mais do que claro para todos nós que um bom cartão de visitas e um Site bem detalhado é fundamental como último ponto para arrebatar o cliente. 

Aproveite e veja nosso artigo sobre o WordPress e como ele poderá te ajudar na criação de um site profissional e de baixo custo.

Para um freelancer, apresentar um bom cartão e um site cheio de informações (tanto profissionais quanto de portfólio) conta muito e elimina dúvidas imediatas do cliente, uma vez que ele resume informações básicas sobre você e sua função. 

O site também funciona perfeitamente como um instrumento de localização rápida, contendo também diferentes formas de contato, como números de telefone, endereço comercial, e-mail, portfólio e etc.

Lembre-se: o cartão de visita e o seu site devem sempre estar à mão.

Já mais use desculpas do tipo: 

  • “ainda estou criando meu cartão (ou site)”
  • “meu site está atualizando, por isso não está no ar”
  • “meu cartão não tá pronto por que o telefone está desatualizado”.
  • “Estou sem cartão mas vou anotar nesse pedaço de papel meu site, meu e-mail e meu WhatsApp”.

Bônus Extra – 13 Dicas Rápidas e Poderosas

Veja mais 13 dicas extras e poderosas para passar uma boa imagem:

1 – Cumpra tudo o que prometer, mesmo que você tenha que estender o prazo. Entenda que você ganhará muito mais por ser considerada uma pessoa de palavra.

2 – O ser humano é essencialmente emocional. No entanto, nossas emoções devem ter lugar e hora apropriados, sendo separados de momentos de trabalho.

Tome cuidado ao expressar em público suas emoções, porque elas podem ser distorcidas pelos demais, causando uma má interpretação. Caso seu estado emocional esteja alterado durante o contato com o cliente, você deve buscar calma, serenidade e equilíbrio.

3 – Treine sempre suas falas e abordagens junto ao cliente. A Boa comunicação é ponte para o sucesso.

4 – Falar bem é fundamental, mas saber ouvir é importantíssimo, uma questão de sobrevivência.

5 – Quando surgir uma discussão calorosa, saiba o momento certo de recuar, trocar de estratégia e mudar de assunto sutilmente. Dessa forma, você evita maiores transtornos e desafetos.

6 – Em uma conversa, coloque toda sua atenção e foco na outra ponta do diálogo. Evite distrações e esteja disposto a ouvir atentamente.

7 – Mostre sempre receptividade aos clientes. Demonstre interesse pelos assuntos que forem colocados em pauta. Ao escutar uma história, balance a cabeça de modo sutil, sorria e deixe claro que a conversa está agradável. 

8 – Evite ao máximo interromper quem está falando. Ao atravessar um discurso, corre-se o risco do interlocutor entender que você não julga o assunto importante. Quem é interrompido sempre fica com a impressão de que não está agradando.

9 – Diga-me com quem andas que te direi quem és.” Estar sempre na companhia de  pessoas educadas, inteligentes e bem-sucedidas coloca você em uma generalização interessante, pois a associação da sua imagem com esses indivíduos será extremamente positiva. 

Em contrapartida, evite, a todo custo, a companhia de pessoas negativas e de índole suspeita.

10 – Quem não é visto, não é lembrado. Torne o seu rosto uma marca conhecida. Seja popular e freqüente nas redes sociais, eventos da sua área, convenções e reuniões. Apareça!

11 – Ninguém gosta de fazer negócios com um freelancer derrotista e desmotivado. Marque em você a imagem de uma pessoa entusiasta, de bom caráter e íntegro.

12 – Seja sempre cortês, simpático e educado. A educação é fundamental para os melhores negócios, mesmo quando as pessoas não são muito educadas com você.

13 – Aprenda a gostar de você mesmo.

Trata-se de um passo importante para uma vida mais feliz, mais próspera e rica. Convença-se de que você  é um ser maravilhoso e perfeito a sua própria maneira.

Concluindo… seja feliz!

Não sabemos quantos serão nossos desafios nesta vida de Freelancer.

Seja no pessoal ou no profissionalmente, existem inúmeros obstáculos a serem superados. 

Ser Freelancer é uma longa jornada a percorrer, muito trabalho a fazer, e, por isso, você deve se lembrar sempre de que é capaz de conquistar tudo o que desejar.

Use e abuse do seu marketing pessoal, pois cultivar uma imagem positiva lhe trará ótimos resultados.

Então Freelancer, espero ter ajudado você a  enxergar detalhes que não estão necessariamente ligados a redes sociais, portfólio ou tecnologia, mas à comportamento, caráter e imagem profissional.

Afinal, esses detalhes fazem muita diferença para quem quer se tornar bem sucedido.

Sobre o autor:

Fred Bueno

Fred Bueno

Fred Bueno é especialista em Criação de Sites em WordPress. Há 8 anos escreve Tutoriais WordPress e também é idealizador do projeto "Empreendedor Digital WordPress".

Gostaria de ler mais conteúdos como este?

Faça como muitos Empreendedores Digitais e cadastre-se em nossa Lista Exclusiva para receber Tutorias, Dicas e Materiais Ricos sobre WordPress, Freelancer e Empreendedorismo Digital. Não perca essa oportunidade e saia na frente.

Não se preocupe, não fazemos SPAM ;)

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados

Freelancer, essa é pra vc 👇!

Conheça o Kit de Materiais que vai Aumentar a qualidade dos seus trabalhos e reduzir seu tempo de Criação pela metade.

Quer saber como Criar Sites e Blogs com WordPress?

Clique no botão abaixo e comece a aprender sobre Criação de Sites e Blogs WordPress, do Básico ao Avançado.

Últimas do Blog!

Patrocinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar no Site.

Use o campo abaixo para informar o que deseja buscar no site, seja um artigo, um vídeo ou qualquer outra coisa.

E-book + bônus Gratuito

Descubra as 10 maiores Vantagens de usar o WordPress para Criar seu novo Site!