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Conheça o Catálogo de Produtos do WhatsApp e saiba como Aumentar suas Vendas com ele.

Como aumentar suas Vendas com o WhatsApp Business

Essa semana WhatsApp liberou a funcionalidade de catálogo de produtos, onde é possível criar dentro do seu WhatsApp, listas de produtos e montar um verdadeiro catálogo online, permitindo que você envie, para as pessoas que fazem parte da sua lista de contatos, informações completas sobre seus produtos e serviços, de um jeito mais profissional.

Conheça o Catálogo de Produtos do WhatsApp e saiba como Aumentar suas Vendas com ele.

Essa funcionalidade permite a qualquer pessoa criar em poucos segundos uma espécie de loja virtual, disponibilizando o seu catálogo de produtos e as principais informações sobre eles. Ainda é possível inserir um link, para que a pessoa possa acessar uma página específica na internet e um campo para cadastro de algum código (ex: código do produto para controle de estoque).

Como aumentar suas Vendas com o WhatsApp Business

O Catálogo de produtos do WhatsApp Business vai permitir que muito profissionais autônomos, pequenos e grandes empresários e até mesmo profissionais freelancers, possam divulgar seus produtos e serviços de uma maneira profissional, rápida e descomplicada, pois elimina grande parte do trabalho complicado de ir até o cliente para fazer um atendimento, uma apresentação ou de se abrir uma loja virtual na internet.

Pensando nisso, eu separei para você,  alguns exemplos de situações é possível começar  hoje mesmo a vender seus produtos e serviços através do seu celular.

PS: É bom lembrar que, se você já tiver um site com os seus produtos e serviços publicados, essa funcionalidade de Catálogo de Produtos do WhatsApp Business tende a potencializar ainda mais a divulgação deles na internet (e fora dela).

Vendedores autônomos de produtos de baixo ticket.

Muitas vezes diversos clientes por conta das redes sociais e da internet, fazem pesquisas antes de adquirir certos produtos. Em outras palavras, eles já sabem tudo sobre o produto antes mesmo de sair de casa, sem nem ao menos ter falado com algum vendedor.

Com base nisso o processo de compra se tornou mais meticuloso e mais ágil e isso só tem exigido cada vez mais de quem é vendedor, seja vendedor autônomo ou vendedor de uma pequena, média ou grande empresa. Tudo isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes, querendo ser atendidos imediatamente e ansiosos para comprar o mais rápido possível.

Com a chegada dessa funcionalidade de Catálogo de Produtos do WhatsApp Business, quem é vendedor poderá criar uma lista completa de todos os produtos que tem e enviar para todos os seus contatos do WhatsApp, sem precisar ir até o cliente, iniciando todo o processo de venda antes mesmo de encontra-lo fisicamente.

E esse ganho de tempo e agilidade no processo de prospecção e atendimento ao cliente, acaba se tornando um diferencial ENORME no atendimento.

O vendedor ainda poderá utilizar a galeria de fotos que o catálogo de produtos liberou, podendo cadastrar várias fotos de cada produto e criar um texto descrevendo as principais características e funcionalidades deste produto.

PS: Tente criar um texto persuasivo, rico em informações e que seja direto, explicando e mostrando tudo de mais importante da produto.

Ainda é possível inserir um link para esse produto. Assim o cliente poderá acessar um site na internet ou, caso o vendedor tenha uma conta no PagSeguro, PayPal, Mercado Pago ou em outro sistema de pagamento online, clicar em um link criado especificamente para realizar o pagamento ali mesmo.

Assim você consegue não só divulgar o seu produto mas também consegue já realizar uma venda, excluindo a necessidade de ir até o cliente para realizar a negociação.

Freelancers e Consultores

Para esse tipo de profissional a minha recomendação é que utilize o Catálogo de Produtos do WhatsApp Business como um portfólio online.

Funcionaria da seguinte maneira: Você deve cadastrar fotos de serviços realizados (de preferência os serviços de maior destaque) e exibir informações sobre ele. Você também deve inserir um valor mínimo para este tipo de serviço (como por exemplo – a partide de R$500,00).

Com a opção de inserir um link, você pode redirecionar a pessoa para o endereço web, de preferência para seu site, onde lá estaria mais informações sobre o serviço prestado.

O interessante é utilizar essa plataforma como o início de um processo de compra pois esse tipo de profissional precisa de um tempo maior para explicar como funciona todo o processo da prestação de serviço. Assim, é interessante redirecionar essa pessoa interessada para um outro local mais adequado.

Pequenas e Média Empresa

Com a imensa popularidade do WhatsApp, nenhuma empresa deve deixar desconsiderar utilizá-lo como mais um canal de atendimento. COm essa funcionalidade disponível, agora além de servir como um canal de fale consoco, as empresas poderão utilizá-lo também como um canal de vendas.

Então assim, se antes as empresas usam o whatsapp para encurtar um atendimento ou realizar um suporte rápido, agora poderão abordar seu novos clientes (e por que não antigos também) para oferecer um produto que seja ideal para sua necessidade no momento.

A idéia é não perder a oportunidade ja que o canal de comunicação foi aberto, e ir além do esperado, surpreendendo sempre o cliente com a prestatividade e clareza nas informações fornecidas.

Resumindo

MInha intenção é que você utilize com craitividade essa nova funcionalidade e a explore ao máixmo a favor da sua empresa ou do seu negócio.

Muitas oportunidade surgem a cada dia com o avanço da tecnologia, mas é preciso pensar fora da caixa para que elas nos favoreçam.

Foque sempre na necessidade do cliente e seja rápido e eficiente na hora de ajuda-lo a resolver algum problema.

Sobre o autor:

Fred Bueno

Fred Bueno

Fred Bueno é especialista em Criação de Sites em WordPress. Há 8 anos escreve Tutoriais WordPress e também é idealizador do projeto "Empreendedor Digital WordPress".

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