O que é preciso saber antes de começar a Instalar o WordPress?
Antes de mais nada, para começarmos é preciso saber e entender como funciona a internet, no que se refere a criação e publicação de um site.
Precisamos saber como configurar um ambiente web, saber quais são os elementos necessários e quais ações precisam ser realizadas dentro de um processo. Somente assim poderemos entender como funciona o WordPress, começando pela sua instalação.
No vídeo abaixo, vou ilustrar de um modo bem didático como funciona todo o processo que será realizado de contratação de uma hospedagem e a instalação do WordPress nela.
Como funciona um ambiente web.
Se você nunca ouviu falar neste termo “ambiente web”, não se preocupe, vou lhe explicar detalhadamente do que se trata, pois entender esse termo é fundamental para compreender todo o ecossistema necessário para o desenvolvimento de um site.
Primariamente, um ambiente web é composto pelos seguintes elementos:
- Domínio
- Hospedagem
O domínio é nada mais que o endereço do seu site na internet, simples assim! É através do domínio que as pessoas vão acessar o site.

A Hospedagem é o local onde os arquivos do seu site ficarão armazenados na internet.
Isso só é possível pois, empresas de Hospedagem possuem computadores conectados 24 horas por dia e 7 dias por semana à internet e permitem a qualquer um no mundo acessa-los em qualquer hora do dia ou da noite.

Agora que a gente sabe que é preciso REGISTRAR UM DOMÍNIO e CONTRATAR UMA HOSPEDAGEM, é preciso entender como que o domínio se conecta a hospedagem.
Para isso, recomendo que leia esse artigo passo-a-passo onde ensino a regsitrar um domínio no Registro.br e a contratar uma Hospedagem na Hostgator.
Como registrar um domínio e contratar uma Hospedagem para seu Site WordPress.
Instalando o WordPress na hospedagem manualmente.
Para dar continuidade no artigo citado acima, vou continuar seguindo com a HostGator como opção de Hospedagem.
Através do cPanel, disponibilizado dentro do painel do Cliente pela HostGator, podemos instalar o WordPress com o máximo de eficiência e comodidade.

Mas … o que é o cPanel?
O cPanel é um o painel de controle exclusivo para serviços de hospedagem de sites, sendo considerado o mais popular no mundo.
Por ser muito fácil e prático de usar, o cPanel logo foi reconhecido como sendo uma excelente ferramenta. Ele também possui um painel muito intuitivo e prático.
E esse é um dos pontos fortes do cPanel. Não é difícil de localizar as coisas dentro dele. Assim que você entra, já pode ver todas as opções disponíveis de um jeito organizado e prático, facilitando muito o entendimento e permitindo que faça qualquer configuração muito rápido.
E outra característica muito bacana do cPanel é que ele dispensa qualquer tipo de conhecimento na área de desenvolvimento Web e Programação para poder operá-lo. O usuário simplesmente precisa saber o que deseja fazer e ir até uma das suas abas de acesso para mexer nas funções do painel.
Voltando para a Instalação…
Agora que a gente conheceu o cPanel, precisamos conhecer uma opção que está disponível dentro dele, que é o Softaculous.

Essa opção permite a instalação e configuração de alguns itens automaticamente do WordPress na nossa Hospedagem.
Com poucos cliques, é possível:
- Criar o banco de dados.
- Criar o usuário admin do Site.
- Definir o local de instalação do WordPress.
- Definir as opções de plugins e temas padrões a serem instalados.
- e mais algumas configurações padrões.
Instalando o WordPress com o Softaculous
Passo 1. Uma vez dentro do cPanel, procure pelo ícone do Softacolous e clique nele.
Passo 2. Após o clique, a tela a seguir irá aparecer… escolha a opção onde tem o Logotipo do WordPress, coloque o ponteiro do mouse em cima e clique em “Install“.

Passo 3. Agora você será redirecionado para a tela de configuração da instalação, que deverá se parecer com a imagem abaixo.

Várias opções lhe será apresentada. Vamos passar por cada uma delas para entender como configurar corretamente e concluir a instalação do WordPress.
Iniciando as configurações
Seguindo as imagens, poderemos ver item por item que compõem o formulário de instalação:

Passo 1. Escolha aqui a última versão (a mais recente) do WordPress para ser instalada.
Passo 2. Escolha o protocolo que deseja para o endere~ço do seu site. Caso ja possua um certificado SSL, então escolha a opções de HTTPS://www. . Caso ainda não tenha, utilize o prototoloc HTTP://www.
Passo 3. Selecione o seu domínio
Passo 4. Selecione o diretório onde deseja instalar o WordPress dentro da sua hospedagem. Por padrão, pode deixar esse campo vazio, assim o WordPress será instalado na raiz da sua hospedagem.

Passo 5. Defina o título do seu Site. Tente utilizar palavras chaves do seu negócio, incluindo o nome da sua empresa.
Passo 6. Defina uma descrição do seu Site. Faça um texto (resumido) do que se trata seu site e sua empresa.
Passo 7. Deixe desmarcado caso esteja criando um site instituional. Caso deseje trabalhar com a opção de Multisite do WordPress (e saiba como…) então marque esta opção.

Passo 8. Defina um nome de usuário para você acessar seu ambiente restrito dentro do WordPress.
Dica importante: Evite Admin ou nome de usuários com o mesmo nome da empresa
Passo 9. Defina uma senha para você acessar seu ambiente restrito dentro do WordPress.
Passo 10. Coloque seu e-mail para ser registrado dentro da sua conta no seu site WordPress.

Passo 11. Escolha o idioma do seu WordPress.
Passo 12. Marque se deseja instalar juntamente com o WordPress um plugin de segurança Loginizer. Este plugin limita a tentativas de login em caso de erro. Acima de X tentativas, o formulário de login ficará indisponível por um determinado período de tempo.
Lembrando que esse plugin como os outros 2 abaixo, após serem instalados, precisam ser configurados após você acessar sua área restrita do WordPress.
Passo 13. Marque se deseja instalar juntamente com o WordPress um plugin que habilita a versão anterior do Editor do WordPress.
Passo 14. Marque se deseja instalar juntamente com o WordPress o plugin WpCentral, responsável por gerenciar seu site WordPress e demais outras instalações WordPress ao mesmo tempo.

Passo 15. Esse é o nome do seu banco de dados. Não se preocupe pois o instalador vai gerar um nome automático (diferente do que está no exemplo acima) para seu projeto.
Passo 16. Esse é prefixo usado para nomear cada tabela do seu banco de dados. Não se preocupe pois o instalador vai gerar um nome automático (diferente do que está no exemplo acima) para seu projeto.
Passo 17. Habilite este campo se deseja receber informativos relacionados a sua hospedagem.
Passo 18. Essas três opções estão relacionadas ao que se refere a atualizações automáticas do WordPress, onde a primeira não atualiza o WordPress automaticamente, deixando essa tarefa com você. A terceira opção atualizará o WordPress para a versão recente.
Passo 19 e 20. Essa opção também se refere a atualizações automáticas. Só que neste caso dos Plugins e Temas. Aconselho manter ativadas 😉
Passo 21. Esta opção é relacionada aos backups automáticos da hospedagem e o local onde ele deverá ser armazenado.
Passo 22. Esta opção é relacionada a Frequência que os backups automáticos devem ser realizados.
Passo 23. Esta opção é relacionada a quantidade de backups automáticos serão mantidos. Usando o exemplo da imagem acima, caso já tenham ocorridos 10 backups automáticos, só serão mantidos os últimos 3.

E para finalizar, lhe será apresentado algumas opções de Temas para serem instalados juntamente com seu WordPress.
Por padrão, o WordPress já vem com templates instalados e 1 tema ativado. Por tanto, se quiser ignorar estas opções, fique a vontade.
E para finalizar, insira seu e-mail no ultimo campo disponível e clique em Instalar.
Após seguir todo esse procedimento, o processo de instalação começará.
Caso nenhum problema ocorra, aparecerá a tela de instalação concluída e o link para visualizar seu site com o WordPress instalado.
Também lhe será fornecido um link para acessar sua área restrita dentro do WordPress. Lembrando que os dados de acesso devem ser os que foram inseridos no passo 8 e 9.
Conclusão?
Espero ter ajudado a entender como faz para instalar o WordPress com a ferramenta cPanel e Softacolous.
Existem outras formas de instalar o WordPress, mas sem dúvida, esta é uma das opções mais práticas e rápidas.
Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários…
Tenha uma boa semana!
3 respostas
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Obrigado. Convido você a conhecer tb nosso canal no Youtube, tem muitos vídeos legais tb. 😉