A grande maioria dos profissionais que trabalham com marketing digital e estão sempre em busca dos melhores Temas para sites ou blogs em WordPress, conhece o Site ThemeForest.net da Empresa Envato Market.
Caso você não conheça, vai aqui um breve resumo de quem são eles e o porque você deveria conhece-los.
O Grupo Envato Market, como eles mesmo resumem, é uma especie de “Loja Online Criativa” (por falta de termo melhor) onde Profissionais e Empresas da área criativa, podem enviar seus trabalhos para serem anunciados e vendidos dentro da plataforma.
É possível comprar e vender, desde fotos, scripts para animações, mockups, plugins e temas para WordPress e por ai vai – recomendo fortemente que pare tudo, vá lá conhecer e depois volte aqui.
Mas Atenção: Caso esteja interessado em vender alguma coisa por lá, devo avisa-lo que o processo não é tão simples assim. Por conta da sua curadoria especializada, não é qualquer coisa que pode ser vendida por lá. Realmente, são materiais de alta qualidade e procedência garantida. Tudo isso para garantir a satisfação dos clientes.
Para você ter uma noção, quem deseja enviar um plugin ou tema WordPress para ser anunciado e vendido por eles, precisa seguir uma séria de normas, além de se comprometer a dar suporte aos clientes. Caso isso não ocorra da maneira certa, o produto para de ser anunciado ou até mesmo nem é aprovado para ser comercializado.
Mas porque tudo isso é importante para você???
A resposta é simples, profissionais criativos também precisam de ferramentas e materiais de suporte na hora de criar seus projetos. E de preferência, que sejam materiais de alta qualidade e boa procedência.
E foi pensando nisso que resolvi criar esse artigo. Para lhe mostrar como escolher o melhor material dentre os melhores e eliminar qualquer chance de perder seu dinheiro.
Foi por isso que eu separei os…
7 fatores essenciais para analisar antes de comprar qualquer produto no ThemeForest.net!
Isso mesmo, são 7 detalhes essenciais que precisam ser observados para garantir uma boa compra.
Mas preciso lhe alertar que isso não significa que este produto será 100% compatível com suas necessidades. Mas seguindo a minha dica, as chances de você se frustar, após gastar em dólares, será bem menor.
PS.: Aproveite para visitar meu outro artigo onde eu falo sobre 4 Plugins WordPress para Criação de “Listas de Desejos” na sua Loja Virtual WooCommerce.
1 – Ferramenta de Busca
Parece óbvio mas o primeiro ponto essencial é saber como usar o buscador para encontrar o que deseja.
Tente ser o mais direto e específico, veja com eu fiz pela imagem abaixo:

Após essa primeira busca, ainda é possível utilizar outros filtros para refinar ainda mais os resultados, e é justamente aqui que está o pulo do Gato.
Na lateral esquerda, vá até a opção “Sales” e marque “Top Sellers” (fazendo isso você estará selecionando os produtos categorizados como mais vendidos).
Depois vá até a opção “Rating” e marque a opção “4 start and higher” (fazendo isso você estará selecionando os produtos avaliados em 4 estrelas ou superior).

2 – Classificação
Seguindo com o tutorial, perceba que agora você refinou a sua pesquisa pelo produtos mais bem avaliados e pelos produtos mais vendidos dentro da plataforma. Agora, é preciso avaliar cada opção de acordo com a quantidade de estrelas (votos) que ele recebeu.

Perceba que não basta apenas ter 4 ou 5 estrelas, também é preciso avaliar a quantidade votos que foram dados (olhando pelo número ao lado das estrela – entre parenteses).
Isso indica que muitas pessoas avaliaram e deram boas notas para esse produto.
3 – Quantidade de compradores
O outro fator relevante é a quantidade de compradores. Quanto maior o número, maior é a possibilidade do produto ser bom.

Quando você cruza o fator N° de compradores com o Número de Estrelas e os 2 são altos, provavelmente está diante de um excelente produto.
4 – Data da última Atualização
Sabemos bem que na internet tudo se modifica e se atualiza muito rápido. E não é diferente com produtos digitais – ainda mais se tratando de temas WordPress.
Eles estão sempre recebendo atualizações para se manterem no Topo do mercado.
É com base nisso que faremos nossa próxima avaliação: Data de criação do produto e data da última atualização.
Essa informação é encontrada dentro da página do produto, na coluna a direita.

Dê preferência para produtos criados a pelo menos 1 ano atrás. Assim ele terá tido tempo de ser avaliado e testado por várias pessoas antes de você.
Analise também a data da última atualização. Afinal, não adianta o produto ser bom se ele não recebe atenção pelo próprios produtores.
E é pensando nos autores do produto que falaremos do 5 fator…
5 – Badges do Autor
Outro fator para ser analisado é a reputação deste autor dentro da plataforma.
Conforme ele vai performando bem, ele vai recebendo várias medalhas (ou badges) e isso pode ser usado como um ponto de referência a favor.

As “condecorações” são várias, podendo ir de “melhor autor do mês” até “autor de Elite dentro da Plataforma”. Observe que, no caso deste autor da imagem acima, o produto obteve mais de 90.000 vendas.
6 – Comentários vs Tempo de Resposta
Ainda se tratando do autor do produto, agora vamos analisar o comportamento dele ao interagir com seus clientes.
Para isso vamos direto para os comentários publicados e observamos o tempo de resposta do autor.
Procure dar preferência para os produtos que tem um autor ativo e sempre presente, dando suporte e esclarecimentos.

Pela imagem podemos analisar o seguinte:
- Muitas pessoas comentaram – mais de 20.000
- Na últimas 21 horas foi feito uma pergunta…
- e a mesma foi respondida algumas horas em seguida.
7 – Requisitos do Produto
E para finalizar, o último ponto a ser analisado antes de comprar um tema WordPress dentro do ThemeForest.net são os requisitos do produto.
Um autor profissional, que desenvolveu um bom produto, mostra todas as especificações do mesmo e detalha o que esta indo jundo no pacote.

Perceba que, no caso deste produto, o autor especificou detalhadamente quais são todas as plataformas (incluindo a versão de cada) compatíveis com o seu produto, assim como o que vai junto com. O detalhe do termo “Bem Documentado”, foi um adicional excelente.
Conclusão
Acredito fortemente que, caso tenha seguido estes 7 critérios para escolher o seu próximo tema WordPress, não terá arrependimentos.
Lembrando sempre que, um bom profissional está sempre em busca das melhores ferramentas, para que elas lhe auxiliem no seu dia-a-dia.
Não pense somente na questão financeira. Leve muito em consideração o fator qualidade do produto a ser entregue ao seu cliente. Isso é o que deve realmente ficar em primeiro plano.
Agora, é só sentar e colocar a mão na massa.