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7 estrategias para Freelancers venderem mais pelo Whatsapp + Dica Bônus

7 estrategias para freelancers venderem mais pelo whatsapp

Você freelancer, sabe usar WhatsApp para vender seus serviços?

Que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, nós já sabemos a muito tempo. 

No entanto, somente poucos Freelancers sabem utilizá-lo corretamente para vender ou divulgar serviços.

Mas aí fica a pergunta: Será que o WhatsApp ajuda mesmo os Freelancers nesse quesito? 

Certamente que sim! E eu vou te explicar neste artigo o porquê dele ser indispensável para o seu negócio, seja você um Freelancer esporádico, full time e até mesmo uma empresa.

Entenda que não se trata da tecnologia em si, mas como você deve lidar com ela é que faz a diferença.

Tudo depende da forma como esta ferramenta é encarada. Ela pode muito bem servir apenas como ferramenta de comunicação, entretenimento ou, se assim desejar, uma excelente ferramenta de divulgação e vendas.

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Mas porque vender pelo WhatsApp é importante?

Se um dia você me encontrasse na rua e me perguntasse: mas Fred, realmente é importante eu usar o whatsapp para meu negócio, mesmo eu sendo um freelancer? 

Eu não diria apenas importante, mas também diria que é vital para o sucesso do seu negócio como freelancer.

O whatsapp é um dos aplicativos mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo as pesquisas da MMA Mobile Report 2017.

E levando em conta que o número de smartphones ativos no Brasil é maior até que o número de habitantes, de maneira nenhuma podemos deixar de usufruir dessa oportunidade para nos conectarmos com as outras pessoas.

Por ser um dos aplicativos mais populares, o brasileiro fica muito tempo presente dentro desta plataforma, seja conversando de negócios, enviando fotos, mandando mensagens engraçadas ou realizando qualquer outro tipo de atividade.

O fato é, as pessoas já estão presentes e ativas dentro da ferramenta e isso já é uma grande vantagem, pois elas não precisaram sair dali para saber mais sobre você.

Simplificando as coisas, você já oferecerá todo suporte necessário a seus futuros clientes, em um local onde eles já estão. Isso se chama comodidade.

Mas para usufruir corretamente de todas as vantagens, oferecendo o máximo de comodidade para seus clientes e obtendo o máximo de agilidade para seu negócio, é preciso entender de alguns fatores que estão implícitos.

Por mais que o whatsapp seja maravilhoso e tal, ele não funciona sozinho. Como toda boa ferramenta, ele disponibiliza a você, uma série de recursos incríveis. A partir daí, cabe a você saber usá-los com criatividade e responsabilidade.

Ouço muitas opiniões sobre o whatsApp de pessoas tentando vender coisas dentro dele. 

Algumas pessoas falam: O whatsApp não é tão bom assim, não consigo vender direito por ele porque tenho vergonha de falar ou incomodar com mensagens inoportunas!

Em outros momentos, ouço pessoas falando: Eu não sei o que seria do meu negócio se não fosse o whatsApp. Fico nele o dia todo me comunicando com meus clientes.

A verdade é que, como eu disse anteriormente, o whatsapp é a ferramenta! E como toda ferramenta, ela pode ser compatível ou não com seu propósito, dependerá de você.

Mas ainda temos mais uma variável dentro desta equação: Será que você está sabendo se portar dentro do whatsapp? Será que você está sabendo usufruir dos seus recursos a favor do seu negócio? Será que nada mais pode ser feito o melhorado?

Caso perceba, ou deseje, dar uma chance para o whatsapp nesse sentido – focado para negócios – convido você a continuar nesse artigo pois separei alguns pontos importantes que te ajudará obter ótimos resultados com ele.

1 – Use o WhatsApp Business

Antes de qualquer coisa, é preciso ter o conhecimento de que o whatsapp possui 2 versões, o whatsapp normal, para as pessoas que o utilizam apenas para conversas normais e rotineiras, e o whatsapp business.

O whatsapp business já é uma versão aprimorada, onde oferece recursos diferenciados, como a possibilidade de criação de catálogos de produtos, configurações de mensagens automáticas, alertas personalizados e muitas outras coisas gratuitamente.

Então, para continuarmos, certifique-se que a sua versão atual do whatsapp seja a versão business. Somente assim você poderá realizar ações eficientes no momento da abordagem ao cliente.

O próximo passo agora é entendermos como funcionam as 7 estratégias para, você freelancer, vender mais pelo whatsapp .

2 – Não reinvente a roda!

Você pode estar se perguntando, o que significa o termo “não reinventar a roda”?

Não reinventar a roda, significa que você não precisa fazer uma coisa repetidas vezes, desde o zero. Basta criar uma vez e reaproveitar esse material para futuras ocasiões, desde que as mesmas sejam similares.

Por exemplo: Uma coisa que acontece com bastante frequência no dia-a-dia de um freelancer, são pessoas chamando pelo whatsapp para perguntar sobre seus serviços. Certo?

Eles enviam perguntas como:

  • Você trabalha com criação de Logotipos e/ou sites?
  • Quanto que custa um logotipo?
  • Quanto tempo leva para criar um site?

E é nesse momento que ocorre a situação onde a maioria dos Freelancers deslizam e deixam a desejar.

A maioria dos freelancers (e até empresas),  param tudo que estão fazendo para redigir um textão enorme ou gravar longos áudios, tudo isso para explicar para esse possível cliente sobre seus serviços. 

É nesse momento que você, para se diferenciar dos demais, pode automatizar essa tarefa dentro do WhatsApp.

Todo freelancer sabe que tempo é dinheiro! 

Então, ao invés de redigir um texto novo para todos interessados que vierem a surgir, porque não deixar pronto um texto sucinto e bem explicativo sobre os seus serviços?

Assim, você teria apenas que copiar e colar esse texto, enviando ele à todos que vão surgindo, perguntando sobre seus serviços.

Com essa simples estratégia, você:

  • Ganhará muito tempo no atendimento ao cliente, podendo voltar o quanto antes à suas atividades.
  • Oferecerá a esse interessado mais agilidade e informações no atendimento.
  • Padronizará sua abordagem, deixando mais clara e eficiente com o passar do tempo.

Perceba que essa estratégia em si, não é restrita somente ao Whatsapp, mas sim a todo os meios de comunicação que permitem esse sistema de copiar e colar textos.

A idéia aqui é ser eficiente, dinâmico e prestativo. 

Uma vez que você, nesse primeiro contato, esclarece todas as dúvidas do seu cliente com rapidez e clareza, o mesmo sentirá segurança e apreço pelo seu atendimento profissional. 

Futuramente isso poderá se tornar um grande diferencial positivo na hora de optar por você, como prestador de serviço.

Um detalhe que está ligado ao sucesso dessa estratégia, é justamente a estratégia seguinte…

3 – Aprenda a fazer as perguntas certas!

Nos dias atuais, ninguém tem tempo a perder. 

Saber fazer a pergunta certa é fundamental para a comunicação eficiente e profissional pelo WhatsApp.

Se você quer ser um bom Freelancer profissional, saiba ouvir mais do que falar. Mas quando for falar, saiba também perguntar o que de fato é importante, para que posteriormente, suas afirmações sejam esclarecedoras e confiáveis.

Entenda que a atenção das pessoas é um dos recursos mais caros do mundo. E nesse momento em que elas decidem entrar em contato contigo, perguntando sobre seus serviços, tenha a certeza de que, o quanto antes elas forem atendidas e o quanto antes o problema delas for resolvido, mais satisfeita com você ela ficará.

No entanto, para que você possa ajudar essa pessoa, é preciso entender sobre a demanda dela. E isso não tem como fazer senão perguntando.

Mas também não é preciso perguntar tudo no mundo apenas para fazer um orçamento.

Digamos que, para esse primeiro momento, para um web designer, saber coisas do tipo, “qual o ano de abertura da empresa?”, “como espera que a empresa esteja daqui a 10 anos?”, não faz muito sentido. 

Claro que vai de cada profissional e sua área de atuação fazer a distinção correta destas perguntas.

Mas no geral, então evite fazer perguntas tolas e redundantes, pois elas não favorecem em nada o progresso da conversa.  A dica é ter bom senso.

Tente sempre perguntar o menor número de coisas, mas pergunte o que de fato é importante. Nunca deixe de lado perguntas que sejam essenciais para a realização do seu trabalho.

Até mesmo o fato do seu cliente não ter algumas respostas, já é uma dica super importante.

Isso pode te mostrar em que momento seu cliente está e assim você poderá ajudá-lo, propondo ações pontuais.

Resumindo, essa segunda estratégia se baseia em “Ser direto e sem rodeios”, pois trata-se de uma conversa de negócios onde ambas as partes querem algo uma da outra e nenhuma tem tempo a perder.

E minha última dica é, “não tenha medo das respostas”. 

Caso perceba que uma de suas perguntas é crucial para a realização do projeto, faça a pergunta sem medo. Mesmo que isso comprometa o fechamento do negócio.

O importante dessa dica é que às vezes o cliente não está no momento ideal para fechar o projeto e essa pergunta mostrará isso para ele. 

Assim, você poderá se mostrar como a autoridade que o alertou sobre tal detalhe que estava passando despercebido, evitando até problemas futuros para ele.

Pense nisso!

4 – Crie seu catálogo de produtos

Essa dica é mais específica para freelancers que possuem algum tipo de serviço pronto e com preço tabelado.

O whatsapp business tem a função de “Catálogo de produtos”. Com ele você cria, dentro do seu whatsapp, publicações prontas e padronizadas para cada produto.

Essas publicações sobre seus produtos, podem conter textos descrevendo cada produto, fotos para mostrar o produto em si, a qualidade do material, detalhes que precisam ser visualizados para serem entendidos e etc.

Isso permite aos freelancers enviarem mensagem personalizadas e padronizadas, mostrando de uma forma profissional o produto e todas as informações sobre ele, sem a necessidade de ficar buscando dentro do celular por fotos ou textos pré-prontos (como ditos no tópico 2).

5 – Monte sua lista de transmissão

Outro recurso fantástico, que traz muita agilidade e comodidade para seu dia-a-dia de Freelancer profissional, é a utilização das listas de Transmissões do Whatsapp.

Uma lista de transmissão permite a você enviar uma mensagem  ao mesmo tempo para uma quantidade enorme de contatos que estão salvos no seu smartphone.

Realizar tarefas como a divulgar serviços, promoções ou até mesmo informar algo para seus clientes, é muito mais fácil através da lista de transmissão.

Agora, o pulo do gato está em sempre manter informado para sua rede de contatos sobre o profissional que você é e que está sempre aberto a novas oportunidades.

Como bem sabemos, freelancers não podem desperdiçar oportunidades de fazer networking e publicidade orgânica. 

Então essa funcionalidade da lista de transmissão poderá te ajudar a manter sua rede de contatos engajada e pronta para te ajudar.

6 – Use o Status do Whatsapp

Certamente você já conhece os Stories, recurso presente no Facebook e no Instagram.

Os Stories do Facebook e do Instagram são formatos de publicações que ficam disponíveis por 24 horas e desaparecem depois disso.

Agora, o que muita gente ainda não conhece é que o Whatsapp possui um recurso muito parecido, o Status.

Criando publicações pelo Status do Whatsapp, você poderá divulgar sua mensagem especificamente para sua rede de contatos, chamando a atenção deles para algo que deseja anunciar.

As publicações pode ser fotos ou vídeos, permitindo a você ser criativo, chamando mais atenção para sua mensagem.

A grande vantagem disso é que, essa publicação aparecerá para as pessoas quem já entraram em contato com você. Isso as tornam mais receptivas a te ouvir.

Todos que tiverem o seu número na agenda receberão sua mensagem pelo Status do Whatsapp.

Um detalhe importante sobre esta estratégia é que você jamais deve comprar listas de contatos ou usar números desconhecidos para fazer spam. 

Além se ser inconveniente, tais ações poderão prejudicar a imagem da sua empresa.

7 – Utilize o WhatsApp Web

Outro benefício de utilizar o whatsapp business é poder contar com sua versão Web.

Uma vez que sua rede de contatos aumenta, acaba sendo muito difícil administrar muitas conversas ao mesmo tempo somente pelo celular.

Então a utilização do Whatsapp Web pode te ajudar muito a se tornar mais ágil na hora do atendimento.

Sem contar que, você também poderá usar de recursos presentes no seu computador e na internet para melhorar o atendimento.

Enviar documentos, buscar fotos e fornecer informações, pode ficar mais fácil quando estamos utilizando uma tela maior, um teclado maior e um mouse.

O Whatsapp web abre em uma janela do seu navegador, como se fosse um site normal.

Outra vantagem é a de que seus clientes também pode usar o whatsapp web. 

Caso você tenha um site e disponibilize o link customizado do seu whatsapp para seu cliente, ele poderá abrir o whatsapp web e conversar com você pelo computador.

Que saber como criar um link para seu Whatsapp Web clique aqui!

Bônus

Agora eu separei uma dica bônus para você, Empreendedor Digital que busca:

  • aumentar sua autoridade na com a ajuda da internet;
  • fazer mais vendas pela internet;
  • divulgar seus materiais ricos (como e-books e cursos online) para captação de leads qualificados.

Vimos ao longo desse artigo que uma das maiores vantagens de utilizar o Whatsapp é para encurtar a distância entre você e sua audiência, certo?

Mas e se você também utilizar o Whatsapp com moeda de troca???

Não entendeu? Então vou lhe explicar…

A estratégia se resume na seguinte ação: Quando estiver planejando alguma ação para divulgar um infoproduto, um material rico ou um serviço na internet, que tal solicitar o whatsapp da pessoa interessada em troca do acesso?

Isso nada mais é que a estratégia básica de recompensa digital.

Em outras palavras, a pessoa cede o número do whatsapp dela para você e em troca, recebe o material que você está ofertando.

Uma vez que você está de posse deste número, poderá usá-lo em sua rede de automação de marketing e poderá oferecer mais produtos e serviços para ela. Criando assim um relacionamento longo e confiável.

Bom, espero ter ajudado você com essas dicas e idéias. Se você gostou desse artigo, aproveite para compartilhá-lo com algum amigo que esteja precisando saber também sobre essas estratégias para freelancers venderem mais pelo Whatsapp.

Sobre o autor:

Fred Bueno

Fred Bueno

Fred Bueno é especialista em Criação de Sites em WordPress. Há 8 anos escreve Tutoriais WordPress e também é idealizador do projeto "Empreendedor Digital WordPress".

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