fbpx

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!

7 coisas que todo freelancer precisa fazer para ter sucesso - empreendedor digital wordpress

Resolvi escrever esse artigo, sobre 7 coisas que todo freelancer precisa fazer para ter sucesso, para ajudar outras pessoas que estão pensando em ser freelancer mas que ainda não conseguiram adquirir toda a coragem necessária para realizar a migração de CLT para Freelancer.

Meu objetivo nesse post é mostrar detalhes que fizeram toda diferença para mim e que me ajudoram bastante quando eu comecei a minha vida como freelancer, a 13 anos atrás.

Então, se você está criando coragem para começar a trabalhar como Freelancer Fulltime (ou se você já é), acredito que esse post vai te trazer informações relevantes sobre alguns aspectos, talvez até desmistificando alguns outros.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
DICA IMPORTANTE: Conheça também o Kit de Vendas para Freelancers Profissionais 👍

1 – Aprenda a vender o seus serviços para o público.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
Aprenda a vender seus serviços sem ser um vendedor chato.

Uma das coisas que eu tive muita dificuldade foi aprender a divulgar e a vender os meus serviços para as pessoas ao meu redor.

Como eu sempre trabalhei dentro de salas e escritórios, eu não tinha muito contato com pessoas muito menos sabia expor os meus talentos.

Eu achava que falar sobre os meus serviços, ia me transformar numa pessoa convencida e arrogante, ainda mais que os meus colegas de trabalho não eram de se expor ou falar sobre o seus conhecimentos e qualidades profissionais.

Mas foi quando eu larguei minha vida de CLT para ser freelancer, que eu percebi que era necessário me comunicar melhor para conquistar meus primeiros clientes.

E por ser uma pessoa tímida e perfeccionista, recorri a livros e a outros amigos que trabalhavam com vendas. Pedi muitos conselhos, fiquei de olho em muitos vídeos no YouTube e comecei a prestar atenção em vendedores que me rodeavam no dia dia.

Foi aí que eu percebi que o processo de falar sobre o meu lado profissional ia melhorando a cada vez que eu falava com um novo cliente.

Com o passar do tempo foi ficando cada vez mais natural falar sobre os meus serviços, como eu podia ajudar aquela pessoa ou aquela empresa e o que precisava ser feito para que determinado problema se resolvesse.

Mas como eu disse anteriormente, foi preciso ler muito, analisar outros vendedores e acima de tudo perder a vergonha e correr atrás de clientes.

Acima de tudo, todo freelancer precisa ter um pouco de bom senso e saber aproveitar o momento certo de agarrar as oportunidades que surgem. Você como freelancer não pode se dar ao luxo de perceber uma oportunidade e deixar para depois, afinal nunca sabemos o que nos aguarda lá na frente.

Para finalizar esse tópico, se você é tímido e morre de vergonha de falar em público, recomendo que comece aos poucos falando com seus familiares, depois divulgando seu serviços para seus amigos, treinando suas falas na frente do espelho e por fim conversando com os conhecidos mais próximos do seu dia-a-dia.

Um exercício bastante interessante para quem tem vergonha de falar em público é tentar conversar com pelo menos 1 desconhecido por dia.

Não importa o assunto, apenas puxe conversa e comece a falar sobre coisas aleatórias e de seu interesse.

Fazendo isso você perceberá que o processo de começar uma conversa vai ficar cada vez mais natural e corriqueiro.

A grande sacada é que, para você vender o seu serviço, você precisa apenas começar uma conversa.

Não é preciso você chegar nas pessoas perguntando: você está precisando de um serviço de design gráfico?

Muito pelo contrário, as pessoas não gostam de ser abordadas principalmente quando o assunto é vender alguma coisa.

Agora, quando você iniciar uma conversa informal e perceber que a pessoa está sendo receptiva, não custa nada tentar inserir no meio da conversa um tópico falando sobre “o que você faz” e “clientes que você já atendeu”.

Assim, a pessoa nem vai perceber que você está tentando vender algo para ela, e não te olhará com outros olhos, pois acima de tudo, aquilo ali é apenas uma conversa informal.

2 – Criar um site para divulgar seu trabalho.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
Tenha o seu próprio espaço na internet. Divulgue seu site e transforme ele na sua ferramenta de vendas.

A outra forma de vender o seus serviços como freelancer é criando um site profissional para você.

E agora eu vou ser bem claro e específico, crie um site usando a plataforma WordPress.

Eu recomendo o WordPress fortemente, principalmente para Freelancers, pois ele é uma ferramenta completa de divulgação na internet.

Além de ser gratuito, WordPress contempla várias funcionalidades que transforma seu site em uma verdadeira ferramenta de vendas pela internet.

Caso você conheça WordPress e não goste dele, existem outras ferramentas que podem substituir, como o WIX, Blogger, Google Sites ou qualquer outro criador de sites presentes em muitas hospedagens.

No entanto, eu como especialista em WordPress, posso te afirmar com toda certeza que, criando um site com WordPress, você poderá usufruir de inúmeros recursos que outros profissionais bem sucedidos utilizam a muitos anos.

Outro detalhe bastante importante de você, como freelance ter um site, é a possibilidade de criar uma plataforma só sua para divulgar seus serviços e realizar suas ações de marketing digital.

Se apoiando em um site, você conseguirá indexar o seus conteúdos no Google para quem estiver pesquisando sobre assuntos similares. Você poderá também colocar a sua localização no Google Maps assim como fotos dos seus serviços prestados no Google meu negócio.

Perceba aqui criando um site você terá um grande aliado na sua vida profissional chamado Google.

3 – Criar uma conta no Google Ads para anunciar seus serviços.

E por falar em Google, minha terceira recomendação para você que quer ser ou já é freelancer, é justamente criar uma conta no Google Ads para divulgar seus serviços.

Não cometa o erro de ser um freelancer dependente apenas de indicações. O mercado sempre sofre oscilações, sazonalidades e imprevistos. Devido a isso é necessário estarmos fazendo sempre campanhas de marketing.

O Google Ads é uma ferramenta que permite você divulgar seus serviços no Google e na rede de sites parceiros dele.

Através do Google Ads, você conseguirá criar anúncios que poderão aparecer nos resultados das buscas do Google, no Google Maps, no YouTube, no Gmail e em sites parceiros que estão cadastrados para exibir Banners de anunciantes terceiros.

Caso você tenha um produto físico, também poderá usar o Google shop como plataforma para anunciar seus produtos.

A grande vantagem do Google Ads é que você pode começar a divulgar seus serviços com valores acessíveis (a partir de R$ 40,00), podendo escolher os horários e a localização que quer exibir seus anúncios.

Outra vantagem é a possibilidade de poder segmentar o público de acordo com o perfil do seu cliente.

Assim o seus anúncios aparecerão somente para as pessoas que estão realmente interessadas no que você tem para vender.

Caso você não saiba nada de Google Ads, poderá contar com a ajuda da equipe de suporte do Google. Eles poderão te ajudar a criar sua campanha de acordo com a suas necessidades, tudo isso por telefone.

Então aproveite.

4 – Reservar um dinheiro para capital de giro.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
Tenha sempre suas reservas, seja controlado e responsável, para não ser pego(a) desprevenido(a).

Essa é uma dica fundamental caso você queira ser um freelancer de sucesso. Reserve um dinheiro para as eventualidades, momentos de escassez de projeto, momentos de emergência e outras eventualidades.

Todo freelancer está sujeito a imprevistos e pensando nisso, não é nada mal praticar o hábito de separar uma porcentagem do seu faturamento e guardar ele para situações emergenciais.

Não contar com o capital de giro é a mesma coisa de operar no limite, pois a gente nunca sabe com o que precisará gastar dinheiro amanhã.

Se você é um freelancer que já trabalhou de carteira assinada, provavelmente notou que a instabilidade e a falta daquela segurança que o emprego de carteira assinada promovia pode causar medo e vontade de desistir.

No entanto se você tem um capital de giro reservado para emergências ou até mesmo para seus momentos de lazer, as chances de tudo dar errado e você tem que voltar a procurar emprego são mínimas.

Então pense nisso antes de gastar tudo o que você ganhou sem o menor planejamento.

5 – Informar a todos os seus conhecidos sobre a sua nova situação profissional.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
Essa é a hora que você acaba com a vergonha e avisa a todos sobre sua nova etapa profissional.

Outra forma bastante eficiente de captar clientes e pedindo ajuda para seus amigos e familiares.

Este tipo de network e costuma ser um dos mais eficientes, pois sua família e seus amigos confiam em você e eles vão fazer de tudo para que seu negócio de certo.

Pensando nisso, não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda para as pessoas mais próximas a você, pois a recomendação delas terá muito peso na decisão do cliente.

E para facilitar esse processo, utilize suas redes sociais.

Fale abertamente que você agora trabalha como freelancer, oferece tais tipos de serviço e quem souber de alguém que esteja precisando de serviços da mesma área que você tem para oferecer, que elas poderão entrar em contato contigo.

6 – Procurar parcerias.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
Procure por profissionais que complementem as suas habilidades.

Não existe problema nenhum em ser freelancer e trabalhar sozinho, no entanto, se você é um freelancer e conta com parceiros, você pode ter certeza que irá muito mais longe.

Contar com parceiros significa ampliar seu leque de atuação, pois um parceiro que oferece um serviço em uma área correlata a sua, pode te ajudar a captar mais clientes e a ganhar mais dinheiro, afinal os dois juntos poderão resolver mais problemas do cliente.

Lembre-se de estabelecer as regras da parceria, pois se a parceria não funcionar, ela poderá comprometer o projeto e arruinar a sua imagem como profissional freelancer.

Tenha certeza de fazer parcerias com profissionais competentes, responsáveis e que saiba trabalhar em equipe.

Dê preferência a profissionais que complementem a sua habilidade.

Evite também trabalhar em parceria com outro profissional, no qual o critério de escolha tenha sido somente pela amizade, pois ao final, se tudo der errado, você perderá não só o projeto mas também um amigo.

7 – Descubrir o seu diferencial e divulgar ele amplamente.

7 Coisas que todo Freelancer precisa fazer para ter Sucesso!
Caso não tenha nenhum diferencial, veja o que falta no seu mercado e transforme isso no seu diferencial.

E para encerrar, a última recomendação que eu dou para você que quer ser freelancer ou que já é, busque um diferencial. Analise bem a suas qualidades e a qualidade do seu trabalho e tente observar o que pode ser um ponto de destaque que poderá te colocar em uma posição mais privilegiada em relação aos seus concorrentes.

Você pode focar em oferecer um atendimento diferenciado, entregar o seu serviço de uma forma mais criativa, oferecer e trabalhar com ferramentas de última geração a fim de promover melhores resultados.

O que eu NUNCA, JAMAIS recomendo é que você determina que o seu diferencial seja o preço baixo.

Uma vez que você fica reconhecido como o freelancer que cobra barato, esse rótulo te acompanhará por muito tempo, e para se desfazer dessa imagem custará muitos clientes, pois os clientes antigos usarão essa característica como fator chave para te recomendar.

Acima de tudo seja especialista em determinada área.

Demonstre todo o seu conhecimento e não se negue nunca à ajudar o seu cliente, mesmo que seja um pouquinho a mais além do que foi combinado.

Acredito que assim você será capaz de já começar melhor que a maioria dos profissionais freelancer (e até empresas) que estão acomodados e não querem fazer nada mais além do que foi combinado.

Espero que essas dicas te ajude a ter clareza sobre como é ser um freelancer de sucesso e que você possa seguir adiante e sem medo de fazer essa escolha para sua vida profissional.

Sobre o autor:

Fred Bueno

Fred Bueno

Fred Bueno é especialista em Criação de Sites em WordPress. Há 8 anos escreve Tutoriais WordPress e também é idealizador do projeto "Empreendedor Digital WordPress".

Gostaria de ler mais conteúdos como este?

Faça como muitos Empreendedores Digitais e cadastre-se em nossa Lista Exclusiva para receber Tutorias, Dicas e Materiais Ricos sobre WordPress, Freelancer e Empreendedorismo Digital. Não perca essa oportunidade e saia na frente.

Não se preocupe, não fazemos SPAM ;)

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados

Freelancer, essa é pra vc 👇!

Conheça o Kit de Materiais que vai Aumentar a qualidade dos seus trabalhos e reduzir seu tempo de Criação pela metade.

Quer saber como Criar Sites e Blogs com WordPress?

Clique no botão abaixo e comece a aprender sobre Criação de Sites e Blogs WordPress, do Básico ao Avançado.

Últimas do Blog!

Patrocinado

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar no Site.

Use o campo abaixo para informar o que deseja buscar no site, seja um artigo, um vídeo ou qualquer outra coisa.

E-book + bônus Gratuito

Descubra as 10 maiores Vantagens de usar o WordPress para Criar seu novo Site!