Uma tendencia que tem ganhado muito espaço, devido a praticidade, economia e facilidade de criação, é a utlização de Lojas Virtuais WordPress utilizando o Plugin WooCommerce.
A utilização dessas ferramentas tem permitido a pequenos é médios logistas, colocarem seus produtos na internet, através de um ambiente seguro, profissional e altamente propenso a realização de vendas.
No entanto, mesmo com toda essa praticidade, várias lojas virtuais enfrentam desafios diários.
1% é a taxa média de conversões de vendas de uma loja virtual comum. Em outras palavras, a cada 100 visitantes da sua loja virtual, 99 não vão comprar nada e talvez nunca o farão.
Aumentar essa taxa de conversão é o sonho de todos donos de Lojas Virtuais.
No entanto, a CRO (Otimização da taxa de conversão) é uma das seções mais difíceis do marketing de comércio eletrônico. Dada a mesma quantidade de tráfego, como você pode converter mais vendas?
Bem, adicionar uma funcionalidade da lista de desejos a sua loja virtual WordPress com o WooCommerce instalado é o que considero um teste CRO vital.
Pode ou não funcionar para o seu negócio específico (é por isso que o CRO é difícil, nenhum negócio nasce igual), mas vale pelo menos uma avaliação de 12 meses.
A boa notícia é que existem ótimos, gratuitos e confiáveis plugins WordPress do tipo Lista de Desejos disponíveis para o WooCommerce.
Se você nunca ouviu falar de listas de desejos antes, lembre-se daqueles 99 usuários que não tinham intenção de comprar nada em sua loja agora?
Bem, o que estou tentando destacar aqui é que eles podem “salvar” alguns produtos em uma lista de desejos (criada por eles e para eles) e voltar mais tarde (mesmo depois de meses) para adicionar esses produtos ao carrinho e concluir a finalização da compra.
Isto é muito simples. Você está basicamente ajudando os usuários com uma funcionalidade que muitas lojas virtuais não oferecem.
Você está dando a essas 99 pessoas pelo menos um motivo para voltar à sua loja mais tarde e, como veremos mais adiante, você pode até dar a eles poderes mágicos, como compartilhar suas listas de desejos com amigos.
Ok, vamos começar. Quais são os plugins WordPress de “Lista de desejos” mais confiáveis para o WooCommerce?
1. WooCommerce Wishlist Plugin (grátis)
O primeiro Plugin WordPress que vale a pena considerar está disponível no WordPress.org.
Como todos os Plugins WordPress gratuitos, você sempre precisa considerar o nível de suporte fornecido, sua popularidade no WordPress.org, a frequência de atualizações e os possíveis problemas de compatibilidade.
O WooCommerce Wishlist Plugin possui apenas 8.000 instalações ativas a partir de hoje; portanto, sempre teste sua confiabilidade antes de implementá-lo em seu ambiente WooCommerce ao vivo.
Por outro lado, as críticas são quase todas as 5 estrelas, portanto, este é um bom começo.
Em relação aos seus recursos, o plugin de lista de desejos do WooCommerce permite definir uma página de “lista de desejos” no WordPress para os usuários acessarem.
Ao lado de cada botão “Adicionar ao carrinho”, o plugin gerará um “Adicionar à lista de desejos” para que os usuários possam adicionar facilmente cada produto específico à sua lista de desejos.
É isso mesmo. A página de lista de desejos também pode ser personalizada a partir das configurações do plug-in no painel e você pode ativar / desativar determinados campos do produto, como preço, estoque, adicionar ao carrinho, etc. Muito básico, mas ele faz o trabalho!
Aqui estão algumas capturas de tela:



2. YITH WooCommerce Wishlist Plugin (grátis)
O plugin WordPress gratuito mais popular do WooCommerce do tipo Lista de Desejos pertence, mais uma vez, a empresa YITH.
A YITH é a maior fornecedora mundial de plug-ins do WooCommerce (depois do próprio mercado do WooCommerce) e o plug-in de lista de desejos freemium vem com 500.000 instalações ativas (o próprio WooCommerce tem 3 milhões de instalações ativas, portanto, basicamente 1 em cada 6 lojas usam esse plug-in da lista de desejos).
A maioria de suas críticas negativas é de 3 a 4 anos atrás, então esse é um bom sinal.
Não há dúvida de que a YITH, após sua decisão de participar e se especializar em Plugins WordPress para WooCommerce, está melhorando constantemente.
Além disso, sua equipe de suporte é formada por mais de 30 desenvolvedores e parece ser rápida, qualificada e receptiva.
Em relação aos recursos do plugin, a versão gratuita do YITH WooCommerce Wishlist plugin vem com uma página de lista de desejos padrão, um código de acesso para colocar a lista de desejos onde você desejar e – ao contrário do plug-in anterior – uma boa funcionalidade de redirecionamento de checkout.
A página da lista de desejos é personalizável através das configurações. O único limite é o compartilhamento de mídia social, disponível apenas para usuários conectados (não há limite para isso na versão paga).
Aqui estão algumas capturas de tela (clique em qualquer imagem para abrir a mesa de luz):


3. YITH WooCommerce Plugin de desejos (premium)
Com um plugin gratuito no WordPress.org com mais de 500.000 instalações, você pode apostar que o YITH pode oferecer mais opções e recursos com sua extensão premium.
Isso é ideal quando você testou a funcionalidade e está pronto para avançar para a próxima etapa.
Não há dúvida de que o plug-in premium YITH WooCommerce Wishlist pode ajudá-lo a converter ainda mais usuários em clientes e adicionar certas funcionalidades que podem melhorar sua experiência.
Além disso, o gerente da loja obtém uma visão completa e o rastreamento dos produtos mais populares adicionados à lista de desejos, que são dados muito preciosos.
Vamos dar uma olhada nos recursos mais importantes:
- Os usuários podem criar listas de desejos ilimitadas e marcá-las como públicas, privadas ou compartilháveis . Isso é brilhante e realmente domina seus usuários para aproveitar ao máximo as listas de desejos
- O administrador pode ativar / desativar listas de desejos para usuários desconectados. Não é um “truque” ruim para sites populares, onde um usuário registrado pode valer muito dinheiro
- O administrador tem acesso total às listas de desejos de todos os usuários. Ela pode, portanto, ver os produtos mais populares e (recurso incrível) até enviar e-mails promocionais para usuários que têm um produto específico em suas listas
- Os usuários podem solicitar uma “estimativa” ou “cotação” na página da lista de desejos – e o administrador pode enviá-los por e-mail diretamente com um preço
Aqui estão algumas capturas de tela (clique em qualquer imagem para abrir a mesa de luz):





4. Plug-in de WooCommerce Wishlists (premium)
Dada a popularidade do plug-in de listas de desejos, o WooCommerce.com também possui sua própria versão premium.
Ao contrário do YITH, você não pode experimentar a versão “gratuita” e depois atualizar para o premium – portanto, isso é um pouco limitante.
No entanto, não se esqueça de que o WooCommerce.com oferece garantia de devolução do dinheiro em 30 dias.
O plugin oficial do WooCommerce Wishlists , disponível no mercado WooCommerce.com, possui vários recursos. Os mais importantes são:
- Os usuários convidados podem armazenar suas listas de desejos por 30 dias, enquanto as que estiverem logadas podem mantê-las para sempre – uma ótima maneira de atrair esses convidados a se inscreverem!
- Os usuários têm controle total da privacidade, igual ao YITH, além da chance de compartilhar com amigos / redes sociais com mensagens personalizadas
- A página de lista de desejos é totalmente personalizável e, naturalmente, o administrador pode acessar todas as listas de desejos e classificá-las / filtrá-las com base em determinados critérios
Aqui estão algumas capturas de tela (clique em qualquer imagem para abrir a mesa de luz):

