Final de ano chegando e todo bom lojista sabe da importância dessa época do Ano no faturamento da Empresa.
Pensando nisso, resolvi criar este artigo para lhe mostrar que alguns detalhes podem ajudar (e muito) a aumentar a performance da sua Loja Virtual (ou E-commerce).
Alguns destes detalhes, podem parecer muito técnicos, outros até banais, mas entenda que o propósito desta publicação é trazer informações que, mesmo sendo básicas ou avançadas demais, precisam receber o mesmo grau de atenção e precisam ser implementadas se você deseja vender mais pela internet.
Caso você não entenda sobre algum detalhe, deixe nos comentários a sua dúvida.
Use tráfego pago para vender!

Muitos empreendedores que querem criar um E-commerce (ou loja virtual) não se preocupam com esse detalhe ou simplesmente o ignoram.
Acreditam que, como já gastaram dinheiro com a criação do E-commerce, investir em ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads para promove-lo não seja verdadeiramente necessário.
E vou além, esses mesmos empreendedores acreditam que só divulgar nas redes sociais já é o suficiente para que as vendas aconteçam.
Infelizmente não é assim que as coisas funcionam.
Sabemos que plataformas como o Facebook e Instagram estão diminuindo cada vez mais o alcance orgânico das publicações de perfis comerciais, isso é um fato.
Então, depender somente de publicações em redes sociais pode demorar demais para promover o alavanque das vender de seus produtos e isso, para quem tem loja, pode ser fatal.
Outro detalhe importante é que, mesmo tendo um site super lindo e otimizado em SEO, para ele aparecer no Google, pode levar semanas, talvez até meses. Então o simples fato de colocar seu E-commerce no ar, não garante em momento nenhum suas vendas.
E acima de tudo, devemos ter sempre em mente que “Estoque parado é dinheiro sendo perdido”.
Então a minha sugestão é que, para que as vendas aconteçam em um primeiro momento (e de forma recorrente), investa em divulgação patrocinada em plataformas dê anúncios online, como o Google Ads e Facebook Ads.
Isso só não ajudará às vendas, como também promoverá o site nos resultados das pesquisas, pois com o aumento das visitas e cliques, seu site sinalizará ao Google que ele é uma opção interessante a ser exibida para as pessoas que buscam por produtos da mesma categoria.
Sempre Mensure o ROI

Caso não saiba e não esteja fazendo isso, você poderá estar correndo sérios riscos.
Primeiramente é preciso saber o significado de ROI ou Retorno sobre investimento.
Resumidamente, ROI é um termo muito comum e é utilizado para calcular o que sobrou do que foi investido no seu produto (na criação, divulgação e/ou manutenção dele) em relação ao que foi lucrado com a comercialização dele.
Vamos ser mais práticos – se para eu criar e vender uma blusa, foi necessário investir R$ 15,00 (valor bruto do produto), o valor mínimo necessário que eu precise vender está mesma blusa para que eu tenha lucro (ROI positivo), seria vende-la por R$ 15,01.
Com isso, eu estaria lucrando 1 centavo pelo menos e teria um ROI positivo (em termos financeiros).
Então para que eu tenha lucro verdadeiro, capaz de manter meu negócio e minha vida pessoal, eu preciso comercializar o meu produto a um valor maior do que em relação ao que eu gastei para fábrica-lo e divulga-lo.
Até aqui não existe segredo, mas o pulo gato é saber analisar os detalhes, pois com essas informações.
O ROI oferece as respostas exatas que você precisa para continuar, ajustar, corrigir, alterar, interromper ou até mesmo mudar todas sua estratégia em relação ao marketing e vendas de seus produtos.
Sabendo o valor do meu ROI, consigo definir metas, ter estimativas e planejar o futuro do meu produto e consequentemente do seu negócio também.
Faça Remarketing Sempre!

Não utilizar deste recurso é a mesma coisa que deixar dinheiro ir embora pelo ralo.
Remarketing é uma opção que o Google Ads fornece para seus anunciantes/clientes, de exibir anúncios somente para as pessoas que visitaram seu site pelo menos 1 vez na vida (dentro de uma determinada janela de tempo).
Vou ser mais claro… quando alguém visita seu E-commerce, e nele está presente o código de Remarketing que o Google Ads disponibiliza gratuitamente, automaticamente é instalado no computador desta pessoa os cookies do seu site.
Posteriormente essa pessoa, que visitou seu site, passará a receber anúncios específicos seus, tornando-a mais receptível a suas ofertas e mais propensa a realizar a compra.
Então aproveitar deste recurso é otimizar suas ações de marketing, aumentando suas vendas sem necessariamente gastar mais dinheiro com isso.
Invista em atendimento ao Cliente
Este já é um detalhe mais de logística, pois apesar do E-commerce ser uma ferramenta de vendas online, ele não resolve muita coisa quando o cliente precisa de alguma ajuda específica na hora de comprar.
E para esses casos, é imprescindível ter uma pessoa cuidando e realizando o atendimento online ao cliente que está com dúvidas e inseguro naquele momento.
Muitos e-commerces perdem inúmeras vendas diariamente pelo simples fato de não se comunicarem direito com quem está online na loja.
Por mais que o e-commerce seja completo e intuitivo, sempre existirão pessoas que terão alguma dificuldade ou dúvida durante o processo de compra.
Então, nada mais lógico que oferecer esse suporte para quem precisa.
E você, já conhecia essas dicas? Seu E-commerce já funciona a todo vapor?
Deixe nos comentários sobre o que achou das dicas e se tiver alguma outra sugestão, mande para a gente.
Abraço e boas vendas.